MSCellProduction: o projeto sobre o fabrico de medicamentos de terapia celular a partir de células mesenquimais
02/07/2019 16:05:23
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
MSCellProduction: o projeto sobre o fabrico de medicamentos de terapia celular a partir de células mesenquimais

A Crioestaminal, em parceria com o Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra (CNC), o Instituto Superior Técnico (IST) e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), acaba de lançar o MSCellProduction, um projeto que visa demonstrar a capacidade de fabrico de medicamentos de terapia celular a partir de células mesenquimais do tecido do cordão umbilical e do tecido adiposo. 

“Este projeto vem reforçar o compromisso da Crioestaminal com a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, com uma componente competitiva e de valorização económica das tecnologias aqui desenvolvidas muito relevante”, refere o Dr. André Gomes, diretor geral da Crioestaminal, o primeiro banco de células estaminais do cordão umbilical em Portugal.

O diretor acrescenta ainda que “o desenvolvimento desta metodologia de expansão de células mesenquimais do tecido do cordão umbilical e do tecido adiposo permitirá a obtenção de células em quantidade e qualidade clinicamente exigidas para aplicação em doentes”.

Ao longo dos próximos dois anos, as entidades envolvidas no projeto pretendem demonstrar que as células produzidas a partir da metodologia de expansão desenvolvida têm potencial para poderem ser usadas no tratamento de doenças autoimunes, como lúpus e esclerose múltipla.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019