Sanofi Genzyme disponibiliza guias sobre as 1000 caras da esclerose múltipla
01/07/2019 16:56:00
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Sanofi Genzyme disponibiliza guias sobre as 1000 caras da esclerose múltipla

A Sanofi Genzyme apresenta uma iniciativa de sensibilização que pretende reforçar o elo de ligação entre os doentes, médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde, com vista a uma partilha de conhecimentos sobre esta doença que, em Portugal, de acordo com um estudo publicado pela Prof.ª Doutora Gisela Kolbet (2009), afeta cerca de 8 mil pessoas.

“Esclerose Múltipla – a doença das 1000 caras” é um projeto desenvolvido pela Sanofi Genzyme que tem como objetivo promover o acesso a informação fidedigna e de qualidade relativamente às várias vertentes da esclerose múltipla. Na prática, serão desenvolvidos seis guias informativos sobre várias temáticas relacionadas com a doença e serão lançados mensalmente até ao final do ano. Irão ser abordados vários temas como: "Esclerose Múltipla e Diagnóstico", "Sintomas da Esclerose Múltipla", "Atrofia Cerebral na Esclerose Múltipla", "Planeamento Familiar na Esclerose Múltipla", "Exercício físico na Esclerose Múltipla", "Vitamina D e Esclerose Múltipla".

Cada edição é introduzida por uma nota de abertura assinada pelo Prof. Doutor João Cerqueira, presidente do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM).

Cada guia é dedicado a um tópico específico da doença, sob o olhar de reconhecidos especialistas da área. O primeiro versa sobre a patologia e o diagnóstico da mesma, que conta com a participação da Dr.ª Lívia Sousa, chefe de Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Os guias serão distribuídos pela comunidade médica envolvida no tratamento da esclerose múltipla, nomeadamente médicos especialistas em Neurologia e enfermeiros. Os guias ficarão também disponíveis nas associações de doentes.

Em paralelo, cada guia informativo será complementado com dois vídeos educacionais, disponíveis para visualização e partilha em https://www.emonetooneportugal.pt/. Será também possível fazer o download destes guias no mesmo site.

Este é um projeto que conta com o apoio das principais entidades relacionadas com a doença: Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla, Associação Nacional de Esclerose Múltipla, Associação Todos com a Esclerose Múltipla e da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que cerca de 2.5 milhões de pessoas em todo o mundo têm esclerose múltipla. Em Portugal, estima-se que a doença afete cerca de 8 mil pessoas, de acordo com um estudo publicado por Gisela Kobelt, em 2009.

O primeiro guia pode ser consultado aqui


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019