Sanofi e Google unem-se para desenvolver Laboratório de Inovação

28/06/19
Sanofi e Google unem-se para desenvolver Laboratório de Inovação

A Sanofi e a Google são parceiros na criação de um novo Laboratório de Inovação virtual na área da Saúde. Este laboratório ambiciona transformar radicalmente o método de disponibilização dos próximos medicamentos e serviços de saúde recorrendo a tecnologias emergentes.

"Estamos na vanguarda de uma nova era para a biologia e para a saúde humana, com a oportunidade de transformar os cuidados de saúde através de parcerias com empresas pioneiras de tecnologia e analítica", afirma o Dr. Ameet Nathwani, chief digital officer, chief medical officer & executive vice president, medical da Sanofi. "Combinando as inovações biológicas e a informação científica da Sanofi com as capacidades líder de indústria da Google - desde a computação em nuvem até a inteligência artificial de ponta - queremos oferecer às pessoas um maior controlo da sua saúde e, simultaneamente, acelerar a descoberta de novas terapêuticas”, conclui.

Esta colaboração visa mudar a forma como a Sanofi desenvolve novos tratamentos e está focada em três objetivos-chave: melhoria da compreensão dos doentes e das patologias, aumento da eficiência operacional e, ainda, otimização da experiência do doente e outros stakeholders.

"As companhias das ciências da vida estão atentas às novas formas de tratamento de dados e à inovação digital para impulsionar a criação de soluções acessíveis nos cuidados de saúde”, comenta o Dr. Thomas Kurian, CEO, Google Cloud. "Estamos entusiasmados por colaborar com a Sanofi, é nosso objetivo ajudar a acelerar o ciclo de inovação na área da saúde para benefício da população mundial”.

O novo Laboratório de Inovação apostará no desenvolvimento de soluções científicas e comerciais

A Sanofi e a Google irão aproveitar a análise profunda de dados para melhor entender determinadas patologias e recolher informações dos doentes, o que permitirá ao laboratório farmacêutico investigar e desenvolver tratamentos mais personalizados de acordo com cada caso e identificar tecnologias de acompanhamento mais eficazes para melhorar o estado de saúde dos doentes. As duas empresas aplicarão a sua tecnologia e análise à vasta base de dados da Sanofi. Esta iniciativa refletir-se-á numa redução dos custos com os cuidados de saúde e na oferta de um atendimento personalizado a cada doente.

A Sanofi e a Google pretendem também aplicar a inteligência artificial em diversas bases de dados para assim melhor prever a comercialização de produtos, garantir a informação e uma resposta eficiente do marketing e da cadeia de abastecimento de medicamentos. O uso da inteligência artificial terá em conta informação em tempo real, bem como restrições geográficas e logísticas para ajudar na precisão destas atividades complexas.

Adicionalmente, a Sanofi IT modernizará a sua infraestrutura, migrando algumas das suas aplicações de negócios para a Google Cloud Platform (GCP). Aproveitando esta automação, escalabilidade e agilidade - juntamente com o aumento de recursos analíticos e de dados - a Sanofi acelerará e simplificará a sua gestão, o que lhe permitirá um acesso facilitado às mais recentes tecnologias e a integração das mesmas no plano de negócios. A transição para o GCP maximizará a eficiência de custos operacionais e apoiará os objetivos de negócios, incluindo o Laboratório de Inovação.

Partilhar

Publicações