Centro Hospitalar de Leiria assegura reacreditação em segurança e qualidade pela Joint Commission International
Centro Hospitalar de Leiria assegura reacreditação em segurança e qualidade pela Joint Commission International

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de ver a qualidade dos seus serviços e da segurança do utente reacreditados pela Joint Commission International para o próximo triénio. No final da última auditoria focal, o auditor Dr. Paulo Neno elogiou o empenho comprometido dos profissionais do CHL, destacando que "estas visitas são a validação daquilo que vocês fazem estoicamente aqui em Leiria". 

 

O Dr. Paulo Neno salientou o trabalho conjunto, o envolvimento e o compromisso dos profissionais do CHL em cumprir os padrões de qualidade e segurança da JCI. O auditor – que o Dr. Bilhota Xavier, presidente da Comissão da Qualidade e Segurança do Doente do CHL, considerou como um dos prestigiados e simultaneamente mais exigentes e rigorosos da JCI – destacou ainda a "performance excelente" do centro hospitalar, o trabalho extraordinário que é motivo de orgulho porque é o reconhecimento internacional do que se vai repetindo a cada três anos, sempre com novas atualizações aos manuais de boas práticas da JCI, que são sempre um desafio às organizações.

O Dr. Bilhota Xavier admitiu que este é um processo que cria muita tensão, com meses de intenso trabalho, mas que é apenas uma etapa nesta caminhada sem fim, rumo à qualidade e segurança na saúde, mas é acima de tudo "um compromisso com os outros, que nos torna mais humanos".

O presidente da Comissão da Qualidade, que lidera o processo de acreditação, enalteceu o empenho e paixão de todos os envolvidos nesta “tarefa hercúlea” – em dois meses foram realizadas 89 auditorias aos serviços.
Também Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, elogiou o excelente trabalho da Comissão da Qualidade, dos grupos funcionais da qualidade do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes Oliveira e do Hospital Distrital de Pombal, dos elos dinamizadores para a qualidade, e de todos os profissionais que "empurram diariamente esta máquina para a qualidade, segundo as melhores práticas internacionais".

"Com esta distinção renovada, conta lembrar que a caminhada para a qualidade nunca estará concluída. Mas está no nosso ADN uma vocação para a qualidade dos cuidados prestados e para a segurança dos utentes", explicou o Dr. Licínio de Carvalho, dizendo-se orgulhoso "da equipa que todos nós constituímos". O presidente do CA destacou ainda o papel e empenho do seu antecessor, o Dr. Helder Roque, para este esforço coletivo, que é a acreditação em qualidade e segurança em saúde pela mais prestigiada entidade internacional.

O Hospital de Santo André foi acreditado pela primeira vez em 2012, seguindo-se em 2015 a sua reacreditação, e a acreditação integral do CHL (com a integração do Hospital de Alcobaça e do Hospital Distrital de Pombal).

Pretende-se assim continuar a apostar num Centro Hospitalar estruturalmente moderno, ao serviço dos cidadãos, bem organizado, sustentado, mais eficiente, mais cómodo, humanizado e seguro para os seus doentes e profissionais.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019