Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo revela vencedor na próxima quarta-feira

24/06/19
Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo revela vencedor na próxima quarta-feira

A terceira edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo vai revelar o vencedor já na próxima quarta-feira, dia 26 de junho, nos Montes Claros, Lisbon Secret Spot, em Lisboa.

Sabe-se que em Portugal, um quarto dos doentes com mieloma múltiplo em recaída morre um ano após o diagnóstico, levando a que esta doença continue a requerer tratamentos mais efetivos e/ou mais seguros, que permitam aos doentes atrasar a progressão da doença e aumentar o tempo de sobrevivência geral e a qualidade de vida.

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) e a Amgen Biofarmacêutica juntaram-se para promover a terceira edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo (clínica, básica, epidemiológica e/ou qualidade de vida), que procura impulsionar a investigação científica e/ou epidemiológica para o Mieloma Múltiplo, uma doença hemato-oncológica rara cuja taxa de mortalidade é de aproximadamente 600 portugueses por ano.

Esta Bolsa de Investigação, no valor de 10 mil euros, é dirigida a investigadores nacionais ou estrangeiros a desenvolver projetos em instituições portuguesas e pretende aumentar o conhecimento sobre esta doença, o diagnóstico, o tratamento, a monitorização dos doentes, a qualidade de vida e/ou o custo e carga da doença em Portugal. “Esta bolsa representa um estímulo para os investigadores que trabalham na área do mieloma em instituições nacionais contribuindo assim para a melhoria da sobrevivência e da qualidade de vida dos doentes com mieloma”, afirma o Prof. Doutor Manuel Abecasis, presidente da APCL.

“A SPH junta-se a esta iniciativa com o intuito de contribuir para melhorar o prognóstico desta doença, ainda incurável na larga maioria dos doentes, mas na qual os avanços têm permitido um maior número de anos vividos sem tratamento e uma grande diminuição dos sintomas associados à doença”, explica a Dr.ª Aida Botelho de Sousa, presidente da SPH.

O Dr. Tiago Amieiro, diretor-geral da Amgen, afirma que a biofarmacêutica "está empenhada em continuar a investir na investigação do mieloma múltiplo em Portugal e assim contribuir para a potencial melhoria da vida dos doentes”.

Os projetos submetidos irão ser avaliados por um júri idóneo, composto por peritos de reconhecido mérito em investigação científica e experiência profissional e/ou académica em Hematologia e Oncologia em Portugal e/ou internacional, em particular no mieloma múltiplo, nomeado pela APCL e SPH.

Partilhar

Publicações