AADIC apresenta Handbook da plataforma europeia Heart Failure Policy Network
17/06/2019 15:29:23
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
AADIC apresenta Handbook da plataforma europeia Heart Failure Policy Network

No próximo dia 25 de junho, a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) irá apresentar o “The Handbook of multidisciplinary and integrated heart failure care”, da plataforma europeia Heart Failure Policy Network (HFPN), no Centro Cultural de Belém, na sala Amália Rodrigues. O evento contará com a presença de vários stakeholders da área da Saúde, profissionais de saúde, Comissão Parlamentar de Saúde, sociedades científicas, associações de doentes, médicos, investigadores e indústria farmacêutica.

Com o intuito de chamar a atenção para a insuficiência cardíaca (IC) e as necessidades atualmente existentes no diagnóstico, gestão e tratamento deste síndrome, a HFPN desenvolveu um documento que espelha a urgência da tomada de ação sobre a forma como se está a encarar a IC em toda a Europa.

“Queremos fazer deste um momento de viragem na defesa de uma causa que é de todos nós: melhorar a esperança e qualidade de vida de todos os cidadãos. Este evento é uma oportunidade de, junto destes stakeholders, chamar a atenção para uma doença que atinge hoje mais de 4% da população, aproximadamente 400 mil pessoas, cuja prevalência se estima que venha a aumentar significativamente até 2030”, sublinha o Dr. Luís Filipe Pereira, presidente da AADIC.

Um estudo realizado pelo Centro de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, estima que a IC registe um aumento do número de mortes de 73% em 2036, em Portugal continental, em comparação com a mortalidade no ano de 2014.  A projeção para 2036 feita pelos investigadores do estudo prevê ainda que a carga total da doença vai sofrer um aumento de 28% face a 2014, o que se traduz em 16,8 mil anos de vida perdidos por morte prematura e uma perda de 10,3 mil anos devido à incapacidade gerada pela doença.

O evento irá contar com um leque de profissionais de elevado reconhecimento na sua área de atuação, tendo sempre na ordem do dia o tema da IC, onde, para além da apresentação do Handbook, serão comentados e analisados os atuais desafios e soluções e recomendações futuras para esta patologia.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019