Dr. Duarte Santos eleito presidente do Grupo Farmacêutico da União Europeia
12/06/2019 15:19:37
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Dr. Duarte Santos eleito presidente do Grupo Farmacêutico da União Europeia

O Dr. Duarte Santos, membro da Direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF), foi eleito presidente do Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU), na assembleia geral que decorreu em Cracóvia, na Polónia.

No discurso de eleição, o Dr. Duarte Santos afirmou que irá “garantir que o PGEU disponibilizará a todos os farmacêuticos comunitários espalhados pela Europa as ferramentas necessárias para responder aos muitos desafios e oportunidades que o setor da Farmácia enfrenta atualmente, incluindo as faltas de medicamentos, a implementação da legislação europeia sobre os medicamentos falsificados e a nova regulamentação europeia relativa aos dispositivos médicos e aos medicamentos veterinários”, entre outros.

“Tudo farei para garantir também que o PGEU continuará a promover a colaboração interprofissional, trabalhando de perto com as outras organizações europeias de profissionais de saúde", referiu o Dr. Duarte Santos, reafirmando o desígnio de “levar a voz dos farmacêuticos comunitários para as políticas europeias”.

O novo presidente do PGEU completou em 2008 o mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. É proprietário de uma farmácia em Lisboa, da qual é desde o início responsável pela prestação de cuidados aos utentes e pela gestão. Foi presidente da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) entre 2011 e 2015. O Dr. Duarte Santos é membro da Direção da ANF desde maio de 2013, tendo assumido diversas funções de gestão de áreas e projetos, em que se incluem a representação internacional da ANF, as relações institucionais desta associação com a Academia e as associações de estudantes, e a Direção da revista Farmácia Portuguesa. Desde 2014, é professor convidado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

O PGEU é a associação europeia que representa mais de 400 mil farmacêuticos comunitários. Os seus membros são as associações nacionais e as entidades profissionais de farmacêuticos em 31 países europeus, incluindo Estados-Membros da UE, membros do Espaço Económico Europeu e da EFTA, e países candidatos à UE. A Delegação portuguesa ao PGEU é formada pela Ordem dos Farmacêuticos e pela Associação Nacional das Farmácias.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019