Impacto tecnológico no setor da Saúde em destaque no próximo Demonstrador Tecnológico ANI
05/06/2019 17:29:41
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Impacto tecnológico no setor da Saúde em destaque no próximo Demonstrador Tecnológico ANI

A Agência Nacional de Inovação (ANI) e a AIBILI - Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, anunciam hoje a realização da 4ª edição do Demonstrador Tecnológico, desta vez com o tema “Transferência de Tecnologia em Saúde”.

O desenvolvimento de tecnologias inovadoras na área da saúde permite contribuir para uma melhoria na qualidade de vida, ao potenciar novos meios de diagnóstico, novos biomarcadores e novos tratamentos. De facto, o melhor cuidado do doente é a prioridade da AIBILI, uma organização de investigação científica localizada em Coimbra, que este ano comemora 30 anos de atividade dedicada ao desenvolvimento de tecnologias e investigação clínica.

Um dos exemplos de sucesso da AIBILI nesta área é o Retmarker que permite uma deteção de alterações na retina, nomeadamente em estados pouco avançados de retinopatia diabética (a complicação mais comum associada à diabetes). O Retmarker promove, assim, uma triagem altamente eficaz de lesões associadas à retinopatia diabética, com a vantagem de permitir uma redução até 75% de custos com recursos humanos afetos a programas de rastreio. Atualmente é uma peça fundamental no programa de rastreio promovido pela AIBILI e pela ARS Centro, que avalia alterações de doentes diabéticos em diversas unidades de saúde da região, referenciando para tratamento quando necessário.

O Retmarker, juntamente com 15 projetos inovadores desenvolvidos na AIBILI, estará representado neste evento, abrangendo áreas desde Epidemiologia, estudos clínicos e desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à saúde.

A sessão de abertura do evento, que se realizará no Anfiteatro da Subunidade 3 do Polo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra, terá lugar às 14h30, e ficará a cargo do Prof. Doutor José Cunha Vaz, presidente da AIBILI, do Prof. Doutor António Bob Santos, Vogal do Conselho de Administração da ANI e do Dr. João Correia Neves, secretário de Estado da Economia (a confirmar).

“A transferência de tecnologia em saúde como processo determinante da inovação” será o tema que dará o mote a uma mesa redonda, na qual irão participar o Prof. Doutor Francisco Ambrósio, diretor do iCBR (Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research); o Prof. Doutor Francisco Batel-Marques, responsável pelo Centre for Health Technology Assessment and Drug Research, da AIBILI, e professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra; da Prof.ª Doutora Cecília Martinho, CEO da AIBILI; da Prof.ª Doutora Conceição Lobo, investigadora na AIBILI e oftalmologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; so Prof. Doutor José Cunha-Vaz, presidente e investigador na AIBILI; e do Dr. João Diogo Ramos, CEO da Retmarker, SA.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019