Prof. Doutor Rui Tato Marinho é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia

31/05/19
Prof. Doutor Rui Tato Marinho é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia

“É com grande honra” que o Prof. Doutor Rui Tato Marinho assume a direção da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) para o biénio 2019-2021. Em entrevista à News Farma, o também diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, confessa os objetivos que pretende atingir na sociedade científica, composta por 700 elementos e com 59 anos de história. Assista ao vídeo da entrevista.

Para o mandato, pretende-se “colocar o gastrenterologista no centro da Saúde em Portugal”; sendo um médico que lida com “um terço dos cancros”, acarreta assim um dos papéis mais preponderantes na Sociedade. 

Ao foro gastrenterológico, pertencem patologias tais como o “cancro do cólon, que pode, por exemplo, ser evitado através do rastreio; o intestino irritável, que afeta um milhão de portugueses” e ainda “a obstipação, que atinge cerca de dois milhões de portugueses”.

Desta forma, a SPG e a especialidade assumem ter capacidade para “ajudar os portugueses a ter uma vida mais feliz e, acima de tudo, mais saúde”. Na visão do especialista, tal é possível com o contributo dos “melhores e mais bem classificados alunos de Medicina”, que têm feito “um trabalho espetacular no crescimento da especialidade”. 

A tomada de posse decorreu ontem, dia 30 de maio, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, no âmbito da Semana Digestiva 2019.

Vídeo

Partilhar

Publicações