Prof. Doutor Rui Tato Marinho é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia
31/05/2019 17:26:12
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Prof. Doutor Rui Tato Marinho é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia

“É com grande honra” que o Prof. Doutor Rui Tato Marinho assume a direção da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) para o biénio 2019-2021. Em entrevista à News Farma, o também diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, confessa os objetivos que pretende atingir na sociedade científica, composta por 700 elementos e com 59 anos de história. Assista ao vídeo da entrevista.

Para o mandato, pretende-se “colocar o gastrenterologista no centro da Saúde em Portugal”; sendo um médico que lida com “um terço dos cancros”, acarreta assim um dos papéis mais preponderantes na Sociedade. 

Ao foro gastrenterológico, pertencem patologias tais como o “cancro do cólon, que pode, por exemplo, ser evitado através do rastreio; o intestino irritável, que afeta um milhão de portugueses” e ainda “a obstipação, que atinge cerca de dois milhões de portugueses”.

Desta forma, a SPG e a especialidade assumem ter capacidade para “ajudar os portugueses a ter uma vida mais feliz e, acima de tudo, mais saúde”. Na visão do especialista, tal é possível com o contributo dos “melhores e mais bem classificados alunos de Medicina”, que têm feito “um trabalho espetacular no crescimento da especialidade”. 

A tomada de posse decorreu ontem, dia 30 de maio, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, no âmbito da Semana Digestiva 2019.

Vídeo

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019