Novas guidelines do pé diabético apresentadas em primeira mão no Curso Monotemático Diabetes no Século XXI
29/05/2019 17:40:49
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Novas guidelines do pé diabético apresentadas em primeira mão no Curso Monotemático Diabetes no Século XXI

O Serviço de Endocrinologia do Centro Hospitalar e Universitário do Porto organiza, nos próximos dias 30 e 31 de maio, no Centro de Congressos do Porto Palácio Hotel, o Curso Monotemático Diabetes no Século XXI, interativo e com recurso a televoto, dirigido a todos os profissionais envolvidos no tratamento desta doença. 

O programa envolve mesas sobre temas de grande atualidade. A primeira mesa «Armadilhas e desafios na classificação da Diabetes. Nem sempre o que parece, é», chama a atenção para as dificuldades no diagnóstico do tipo de diabetes e das implicações de uma correta classificação na escolha dos fármacos. A terapêutica da diabetes e a seleção dos fármacos mais adequados, entre as velhas, menos velhas e novas classes disponíveis, é um desafio que tem de ser encarado com grande profissionalismo.

No primeiro dia, o período da tarde é todo dedicado à diabetes tipo 1, ao uso o mais adequado da insulina, tirando partido quer da monitorização da glicose, quer das novas «bombas» de insulina.

A videoconferência da Prof.ª Doutora Tuomaala Anna-Kaisa do Hospital District for Helsinki, com experiência no uso das novas bombas híbridas de insulina com administração automática da insulina basal, permitirá uma discussão profícua entre a conferencista e os participantes, sobre aspetos fundamentais relacionados com o uso desta nova tecnologia.

Ainda no primeiro dia, haverá uma mesa sobre as complicações esquecidas da diabetes: a disfunção cognitiva, a cardiomiopatia, a disfunção sexual e a patologia oral.

O segundo dia do curso será marcado pelo debate sobre controvérsias na diabetes gestacional, onde se mostrará os prós e os contras do diagnóstico precoce, do uso da monitorização continua e da terapêutica oral. No período da tarde, decorre o simpósio sobre o pé diabético onde se procura realçar o papel pioneiro do Serviço de Endocrinologia do CHUP, com uma consulta interdisciplinar com mais de 30 anos de existência e com provas dadas ao longo de todo este tempo. 

Segundo a Prof.ª Doutora Maria Helena Cardoso, presidente do curso, este evento científico, apresentado de uma forma prática e interativa que despertará a atenção e o interesse de todos os participantes, promete uma atualização no que ao tratamento da diabetes diz respeito. 

Consulte o programa completo aqui.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019