XIV Congresso Nacional de Podologia: "novos ensinamentos e metodologias" na "prevenção e diagnóstico das patologias do pé"
28/05/2019 16:20:25
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
XIV Congresso Nacional de Podologia: "novos ensinamentos e metodologias" na "prevenção e diagnóstico das patologias do pé"

A Podologia nas suas várias vertentes - infantil, desportiva e, acima de tudo, o pé diabético - levaram 250 podologistas ao Altice Fórum Braga, em Braga, nos dias 24 e 25 de maio. Em entrevista à News Farma, o Dr. Manuel Portela, presidente da Associação Portuguesa de Podologia e do XIV Congresso Nacional de Podologia, explicou que as várias temáticas escolhidas para o debate conseguiram permitir que os participantes levassem "novos ensinamentos e metodologias", no que toca à "prevenção e diagnóstico das patologias do pé". Assista ao vídeo da entrevista. 

De acordo com o especialista, no que ao pé diabético diz respeito, é "importante implementar novas terapias e novas formas de diagnóstico", uma vez que a doença continua a ser "alvo de desconsideração por parte do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que, apesar de ter normativas e meios necessários para a implementação das consultas do pé diabético nos Cuidados de Saúde Primários, continua a não fazê-lo". Por isso, "as pessoas com diabetes continuam ser amputadas, a sua morbilidade continua a aumentar, assim como a mortalidade destes doentes".

O programa científico do encontro abordou, ainda, temas que envolvem a Podologia infantil, já que é "a partir desta tenra idade que se consegue atuar na correção e na compensação de algumas alterações no apoio do pé e no caminhar", explicou o especialista. 

Vídeo

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019