Cinto da castidade no centro da conversa "Sexualidade e Mitos"
27/05/2019 17:33:05
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Cinto da castidade no centro da conversa "Sexualidade e Mitos"

O Museu da Farmácia promove uma conversa sobre “Sexualidade e Mitos”, no próximo dia 30 de Maio, pelas 19h00. Para ilustrar a sessão, o Museu escolheu um cinto de castidade, associado normalmente à época medieval, à virgindade e ao recato sexual.

 

"Pouco ou nada nos leva a acreditar na real existência do cinto de castidade no período medieval", diz o Dr. João Neto, diretor do Museu da Farmácia. "No entanto, nos séculos XVII e XVIII, já existem referências ao seu uso, como método contra a violação em período de guerra ou revoluções".

Partindo do cinto de castidade, esta conversa vai abordar os mitos relativos à sexualidade e a forma como estes fazem parte da História do Homem e da sua relação com o mundo. "Os mitos são construções que tentam levar a uma compreensão de acontecimentos e histórias a eles agregadas. Moldam determinadas perspetivas globais ou pessoais que temos do passado, servindo por vezes de modelo para agir do presente", afirma o Dr- João Neto.

Participam nesta conversa a Dr.ª Cristina Barbosa, médica ginecologista e obstetra, Dr.ª Carla Coelho, juíza, Dr.ª Gabriela Moita, psicóloga clínica, psicoterapeuta e sexóloga, Dr. José Salles, historiador na área da mitologia e sexualidade e a Dr.ª Maria Joana Almeida, psicóloga clínica, terapeuta sexual e membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, que fará a moderação. 

O Ciclo de Conversas sobre Sexualidade é uma iniciativa coordenada pelo Dr. João Neto e a Dr.ª Isabel Pires, responsável dos Serviços Educativos da Associação Nacional das Farmácias (ANF). Conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e da World Association for Sexual Health.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019