ESOC 2019: especialistas portugueses marcam presença no maior evento internacional sobre AVC

22/05/19
ESOC 2019: especialistas portugueses marcam presença no maior evento internacional sobre AVC

Arrancou hoje, 22 de maio, e decorre até ao dia 24, a 5.ª edição da European Stroke Organisation Conference (ESOC), que este ano se realiza na cidade de Milão, em Itália. Presentes vão estar especialistas da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), que volta assim a reforçar a sua internacionalização, num evento que espera mais de quatro mil congressistas provenientes de diversos países de todo o mundo.

 

Durante os três dias, vai ser disponibilizada aos participantes atualização científica na área do AVC. Vários especialistas nacionais vão ocupar lugares de destaque em comités científicos da ESO, participar na moderação de sessões e na coordenação de cursos formativos e apresentar estudos através de comunicações orais e de pósteres.

Ao todo, Portugal vai registar mais de 40 intervenções de especialistas, neste que é o maior evento internacional dedicado à abordagem, à prevenção e ao tratamento do AVC.

De acordo com a Prof.ª Doutora Elsa Azevedo, vice-presidente da SPAVC, esta participação demonstra a proatividade e qualidade científica dos especialistas portugueses, bem como o esforço crescente da SPAVC no seu posicionamento internacional.

“Para além da apresentação de trabalhos de investigação nacional e internacional e da participação em conferências a convite e moderação de sessões, existe uma presença crescente de elementos da SPAVC como membros de comités da ESO, nomeadamente em Brain and Heart Council, Dementia Committee, Education Committee, Guidelines Board, Membership Committee, Telestroke Committee, International Liaison Committee e Young Stroke Physicians & Researchers Committeee”, adianta a especialista.

Ao nível do programa científico, este ano o congresso conta com algumas novidades no que se refere à organização das sessões. “Uma das inovações passa pela organização de sessões assinaladas como «ask the speaker», em que é permitido aos participantes colocarem perguntas diretamente ao palestrante através da app do congresso”, avança a Dr.ª Diana Aguiar Sousa, membro do ESO Young Stroke Physicians and Researchers Committee. Por outro lado, “existirão também sessões com questões dirigidas ao público, assinaladas no programa como «voting», nas quais a votação é feita através da app do congresso, tendo como objetivo aumentar o envolvimento da audiência e tornar as sessões mais interativas”.

A especialista, que integra também o Public Relations Committee da ESOC 2019, destacou ainda a aposta crescente da ESO nos formatos de comunicação interativos, “melhorando a experiência global dos congressistas e a qualidade e utilidade das discussões”. Entre as estratégias adotadas inclui-se também, por exemplo, “a otimização crescente dos produtos multimédia desenvolvidos no congresso, como as entrevistas aos investigadores e os press releases”, facilitando assim a divulgação das informações mais relevantes apresentadas em primeira mão no evento.

 

SPAVC volta a marcar presença na ESOC

Apostando na sua visibilidade e comunicação, a SPAVC volta a estar presente na ESOC 2019 num espaço físico próprio, à semelhança do que aconteceu no ano passado, de forma a divulgar a sua atividade além-fronteiras.

“Pretende-se, com este espaço, por um lado divulgar a missão da SPAVC ao longo dos seus 14 anos de atividade e, por outro, funcionar como um ponto de encontro para todos os especialistas portugueses que estão a participar na ESOC”, refere a Prof.ª Doutora Elsa Azevedo.

Neste âmbito, a Dr.ª Diana Aguiar Sousa lembra que “a participação portuguesa tem apresentado um crescimento consistente, não apenas em número de congressistas, mas também na quantidade e qualidade dos trabalhos submetidos”. Para a médica, “esta internacionalização é também reflexo do reforço e crescimento que os cuidados ao doente com AVC têm tido em Portugal, e para o qual muito tem contribuído a atividade da SPAVC”. O espaço da SPAVC (Booth 54) pode ser encontrado na secção da exposição técnica reservada para associações sem fins lucrativos.

Consulte aqui toda a informação referente ao ESOC 2019.

 

Partilhar

Publicações