Espinho é a Capital da Hipertensão 2019

17/05/19
Espinho é a Capital da Hipertensão 2019

Hoje, 17 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Hipertensão. Este ano, a cidade eleita pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) para acolher as atividades comemorativas foi Espinho. Esta é uma iniciativa da World Hypertension League (WHL), à qual a SPH se associa, cujo principal objetivo passa por alertar a população para a hipertensão arterial (HTA), doença silenciosa que afeta mais de 40% de todos os portugueses.

 

Em colaboração com a Câmara Municipal de Espinho, a SPH visa sensibilizar para as comemorações mundiais, que decorrem sob o mote “Conheça os seus valores. Controle a sua pressão arterial”.Em colaboração com a Câmara Municipal de Espinho, a SPH visa sensibilizar para as comemorações mundiais, que decorrem sob o mote “Conheça os seus valores. Controle a sua pressão arterial”.

Além disso, procura relembrar sobre a importância de medir a pressão arterial (PA) frequentemente, cujos valores devem ser inferiores a 14/9, praticar exercício físico regular, adotar uma alimentação saudável com baixo teor de sal e cumprir a toma da medicação prescrita.

“Em Portugal, apesar de quase 75% dos hipertensos estar sob medicação, o controlo chega a pouco mais de 40%, e numa grande fatia este problema é causado pela falta de adesão à terapêutica”, refere o Dr. Vítor Paixão Dias, presidente da SPH.

“Infelizmente, muitos doentes não cumprem a medicação ou abandonam a mesma, porque é uma doença silenciosa. E isto leva muitas vezes a um deficiente controlo da PA. É preciso medir a pressão arterial com regularidade. E é para isso que queremos alertar neste dia e durante o mês da medição”, acrescenta.

A Capital da Hipertensão 2019 vai ter as atividades centradas no Parque João de Deus, em Espinho. Para assinalar a efeméride, médicos e enfermeiros realizam rastreios gratuitos à PA e ao índice de massa corporal, além de prestarem aconselhamento nutricional. Durante o dia a população está convidada a juntar-se às sessões de atividade física para jovens e seniores e também às sessões de esclarecimento para adultos intituladas “Hipertensão Arterial e Estilos de Vida”. Os rastreios têm início às 9h30 e terminam às 19h.

Também durante este mês, a SPH vai associar-se, pelo segundo ano consecutivo, ao maior registo mundial de HTA: Maio, o mês da medição. O objetivo é sensibilizar a população para a necessidade de medir a sua pressão arterial e promover a saúde com conselhos sobre estilos de vida saudável, alertando para as consequências da PA mal controlada. É uma iniciativa coordenada pela Sociedade Internacional de Hipertensão e apoiada pela WHL.

Alguns dos centros previstos para esta iniciativa são o Centro de Saúde São João da Madeira, Hospital Egas Moniz do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, Hospital Garcia da Orta, Hospital Pêro da Covilhã do Centro Hospitalar Cova da Beira, Centro Hospitalar Entre Vouga e Douro e o Centro Hospitalar de Gaia e Espinho.

Para o presidente da SPH, “o objetivo este ano é conseguir mais de mil rastreios de HTA. Em dois anos já foram realizadas medições de PA a mais de 2.7 milhões de pessoas por todo o mundo, sendo que em 2017 os 1.2 milhões de rastreios identificaram mais de 150 mil pessoas com HTA previamente desconhecida, e mais de 100 mil com HTA mal controlada”.

Para colaborar no rastreio basta contactar a SPH por email ou telefone. Pode ainda ser consultado o link www.maymeasure.com.

 

Conheça o programa da iniciativa abaixo:

• 9h30 – Início dos Rastreios da Pressão Arterial e Ação de sensibilização sobre a Hipertensão Arterial e estilos de Vida (atividade mantida ao longo de todo o dia)

• 10h00 – Abertura da Exposição de Desenhos

• 10h30 – Sessão de esclarecimento para adultos sobre “Hipertensão Arterial e estilos de Vida”

• 10h30 – Visita dos Elementos do Júri à Exposição de Desenhos

• 11h00 – Sessão Solene das Comemorações do Dia Mundial da Hipertensão – Salão Nobre da Câmara Municipal de Espinho

• 11h30 – Sessão de Atividade Física para jovens

• 15h00 – Sessão de Atividade Física para adultos/séniores

• 15h30 – Entrega de Prémios do Concurso de Desenhos “Estilo de vida saudável - Menos sal mais vida – Conheça a sua Pressão Arterial”

• 16h00 – Sessão de esclarecimento para adultos sobre “Hipertensão Arterial e estilos de Vida”

• 19h00 – Encerramento das comemorações do Dia Mundial da Hipertensão

 

Partilhar

Publicações