"Acabar com a Hepatite C até 2030" é o mote do 6.º Congresso Nacional da SOS Hepatites
14/05/2019 16:54:42
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
"Acabar com a Hepatite C até 2030" é o mote do 6.º Congresso Nacional da SOS Hepatites

“Portugal iniciou bem o processo de tratamento e cura dos doentes infectados com hepatite C, mas está a perder o comboio e, a continuar assim, não vai atingir as metas da Organizaçao Mundial de Saúde (OMS) para irradicar a patologia até 2030, ao contrário de outros países da Europa, que começaram depois de nós”. Quem o diz é a Dr.ª Emilia Rodrigues, presidente da SOS Hepatites, a propósito do 6.º Congresso Nacional da associação, que decorre no dia 18 de maio, no auditório do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, a partir das 9h30.

 

Segundo a presidente da SOS Hepatites, o que está em causa “é a falta de vontade política do ministério da Saúde, que continua de costas voltadas para o problema e que nada faz para rastrear as pessoas que são portadoras de hepatite C”.  

“Sabemos onde essas pessoas estão e temos de ir até junto delas para as tratar e curar. Temos de ir às prisões, temos de chegar às populações vulneráveis que carregam o problema e temos de as rastrear. Só assim seremos capazes de cumprir as metas determinadas pela OMS”, acrescenta. 

O programa do 6.º Congresso da SOS Hepatites privilegia o tema referido, através da mesa redonda moderada pelo gastrenterologista Prof. Doutor Fernando Ramalho, e na qual participam o Dr. Heitor Costa, em representação da Apifarma, o Dr. Rui Perdigoto, membro equipa de Transplantação do Hospital Curry Cabral, o deputado Prof. Doutor Ricardo Baptista Leite e Prof. Doutor Helder Mota Filipe, ex-membro do Infarmed e professor da Faculdade de Farmácia de Lisboa. 

Desta vez, estará também em Portugal para participar neste encontro o Dr. Marko Korenjaj, presidente da European Liver Patient’s Association (ELPA). 

Consulte o programa.

 

programa 28c0b

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019