Dr. Filipe Granjo Paias é o novo  presidente da APORMED
13/05/2019 16:12:42
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Dr. Filipe Granjo Paias é o novo presidente da APORMED

O Dr. Filipe Granjo Paias é o novo Presidente da Associação Portuguesa de Dispositivos Médicos (APORMED) para o biénio 2019-2020, em representação da Baxter. Sucede à Dr.ª Antonieta Lucas, que esteve à frente da associação nos últimos seis anos. A sustentabilidade e o desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o acesso a cuidados de saúde de qualidade a todos os cidadãos serão as suas prioridades, aliadas ao diálogo permanente com as autoridades e organizações do setor.

 

“Acreditamos que uma postura responsável e de diálogo constante com os diferentes parceiros que procure encontrar compromissos e verdadeiras relações de valor, será a chave para o sucesso deste setor. Neste contexto, o Ministério da Saúde e os demais órgãos tutelados por este Ministério, bem como outros entidades governamentais podem continuar a contar com a APORMED como parceiro e colaborador relevante”, afirmou o Dr. Filipe Granjo Paias durante a cerimónia de tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da APORMED.

No seu discurso destacou também a afirmação da total disponibilidade da APORMED e da sua Direção para participar na discussão sobre a Nova Lei de Bases da Saúde. Manifestou as suas preocupações, também partilhadas por todo o setor dos dispositivos médicos, relativamente ao Brexit e à implementação do novo Regulamento Europeu do Dispositivo Médico, bem como pelo emagrecimento das estruturas em Portugal, pela deslocalização de quadros e pelo desinvestimento de algumas empresas de referência deste setor. 

Revelou ainda expetativas em relação ao Sistema Integrado de Monitorização de Dispositivos Médicos que virá colmatar lacunas existentes na caracterização do mercado e à implementação do piloto do novo modelo de financiamento hospitalar, nomeadamente no que diz respeito à melhoria dos atrasos de pagamentos a empresas fornecedoras do SNS e que tem afetado as empresas associadas da APORMED.

“A Direção da APORMED tem perfeita consciência da complexidade e das dificuldades que os sistemas de saúde, em geral, e o nosso Serviço Nacional de Saúde, em particular, enfrentam atualmente para serem sustentáveis e comportáveis. Variáveis como o envelhecimento da população, o aumento da prevalência das doenças crónicas e o maior acesso a tecnologias diferenciadas, mas também as mais básicas, acarretam desafios complexos, mas, estamos convictos de que com inteligência e equilíbrio se conseguirá chegar a bom porto”, afirmou o novo Presidente.  

Além da Baxter, a nova Direção da APORMED passa a ser representada também pelas empresas Alcon, Pulmocor, Johnson & Johnson, Medtronic, B.Braun e Medicinália Cormédica. A Mesa da Assembleia é agora composta pela Abbott, JMV e Widex. O Conselho Fiscal é assumido pela Normax, Fresenius Medical Care e Boston Scientific.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019