Centro Hospitalar de Leiria lança o desafio de colocar a "Psicologia fora de portas"
10/05/2019 16:04:29
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Centro Hospitalar de Leiria lança o desafio de colocar a "Psicologia fora de portas"

“Psiquiatria fora de portas” é o mote do 9.º Encontro de Psiquiatria de Leiria, organizado pelo Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental (SPSM) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL). Este ano, e pela primeira vez, a iniciativa vai ter lugar no Teatro-Cine de Pombal, no próximo dia 17 de maio, a partir das 9h15.

 

“Vamos falar da problemática do suicídio, a Lei de Saúde Mental e os internamentos compulsivos, assim como as diversas respostas que o nosso Serviço já dispõe na área da Saúde Mental, com destaque para o papel da Enfermagem na intervenção comunitária e das atividades de sensibilização e de prevenção que se podem dinamizar dentro e fora de portas”, esclarece o Dr. Cláudio Laureano, diretor do SPSM.

“Por isso, este ano quisemos descentralizar esta iniciativa, dinamizando o nosso encontro fora de Leiria, levando-o até Pombal”, acrescenta.

Após a sessão de abertura, pelas 9h15, a reunião científica promove uma sessão intitulada “Das Brancas para a Comunidade”, que terá como temáticas a (R)Evolução do SPSM, o percurso da Enfermagem Comunitária e a experiência do Hospital de Dia sobre a psicoeducação familiar. Às 11h30, o Prof. Doutor Carlos Braz Saraiva dinamiza uma conferência com o título “O suicídio não nasce do vazio”.

No período da tarde, o evento centra-se na análise dos 20 anos da Lei de Saúde Mental e aborda questões jurídicas atuais dessa lei, os internamentos compulsivos no SPSM e o papel da Saúde Pública nos internamentos compulsivos.

Em antecipação ao Encontro, realizam-se dois workshops dedicados aos temas “Sexualidade”, das 9h00 às 13h00, e “Avaliação do risco de suicídio e referenciação urgente”, das 14h00 às 18h00, no dia 16 de maio, com o número máximo de 20 participantes em cada um. Estas formações têm lugar no Hospital de Santo André, em Leiria.

Para mais informações, consulte o pdfprograma

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019