I Jornadas de Patologia Clínica decorrem amanhã em Leiria
09/05/2019 15:44:49
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
I Jornadas de Patologia Clínica decorrem amanhã em Leiria

A 1.ª edição das Jornadas de Patologia Clínica, dinamizadas pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL), decorrem já amanhã, dia 10 de maio, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria. O evento, que espera reunir dezenas de profissionais de saúde, conta com a organização do Laboratório de Hematologia do Serviço de Patologia Clínica do CHL.

 

Como principal objetivo, a iniciativa procura funcionar como uma ferramenta de formação contínua, de debate e de atualização de conhecimentos, com a apresentação de temas relacionados com as áreas de Hematologia, citometria de fluxo, Hemato-Oncologia e hemóstase/coagulação.

Após a sessão de abertura, o Prof. Doutor Artur Paiva vai expor o que de mais recente tem sido desenvolvido no âmbito da síndrome linfoproliferativos, dando orientações sobre como e quando diagnosticar a síndrome mielodisplásicos. De seguida, a Dr.ª Sandrine Mendes vai abordar a “Pesquisa de células de tumor sólido nos líquidos biológicos”.

Por sua vez, durante a parte da tarde, os Drs. Matias Girbau e Catarina Lopes vão trazer para discussão a atualização do estudo da trombofilia e o teste de ativação dos basófilos, respetivamente. Novamente, a Dr.ª Sandrine Mendes ficará a cargo do tema “Eosinofilia clonal vs reativa – o contributo do hemograma”, seguido de discussão. O Dr. Ricardo Castro, diretor do Serviço de Patologia Clínica do CHL, ficará responsável pelo encerramento do evento.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019