"7 Dias do Coração" celebram-se em Setúbal ao longo do mês de maio
"7 Dias do Coração" celebram-se em Setúbal ao longo do mês de maio

Começa hoje a 9.ª edição dos “7 Dias do Coração”, que decorre ao longo de várias atividades, em Setúbal, durante todo o mês de maio. A organização da iniciativa, destinada à população em geral de forma gratuita, é da autoria da Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal. 

 

O projeto surge como forma de evidenciar o papel importante que as doenças cardiovasculares desempenham na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida de pessoas doentes, podendo a sua prevenção evitar até a morte súbita. 

Assim, entre hoje, dia 8, e 25 de maio vão ser realizadas diversas atividades em Setúbal, desde ações de promoção de saúde e rastreios, até caminhadas e exercício físico. 

O principal objetivo do projeto é impulsionar a educação para a saúde e o rastreio dos fatores de risco de doença cardiovascular, nomeadamente tabagismo, hipertensão arterial, diabetes e obesidade. E dentro das doenças cardiovasculares, chamar a atenção para o enfarte do miocárdio, a fibrilhação auricular e a hipocoagulação. Além disso, durante os “7 Dias do Coração” espera-se incentivar a adoção de um estilo de vida saudável e controlo, rastreio e educação.

A iniciativa assume-se como inovadora, com grande utilidade pública e contributo para a promoção da saúde e a prevenção das doenças cardiovasculares.

A organização do evento conta com a colaboração do Centro Hospitalar de Setúbal, EPE, da Câmara Municipal de Setúbal, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, do Corpo de Voluntariado da Liga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, da Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa e, a partir desta edição, o Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida. Teve, ainda, o patrocínio da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

 

Confira as datas e locais: 

 

- 8, 9 e 10 de maio, na Placa central da Av. Luísa Todi, Setúbal, das 09h30 às 17h00

Ações de educação para a saúde, rastreio de fatores de risco cardiovascular, rastreio de fibrilhação auricular e divulgação de medidas de suporte básico de vida;

- 17 de maio, no Mercado do 2 de abril, em Setúbal, das 09h00 às 13h30 

Ações de educação para a saúde, rastreio de fatores de risco cardiovascular e rastreio de fibrilhação auricular;

- 18 de maio, no Parque Verde da Bela Vista, em Setúbal, das 09h30 às 12h00 

Promoção do exercício físico: “Saúde em Movimento”;

- 22 maio, na Escola Básica 2,3/S Bela Vista, em Setúbal 

Ações de educação para a saúde e divulgação de medidas de suporte básico de vida;

- 25 de maio de 2019, em Setúbal, das 9h30 às 12h00

Promoção do exercício físico: Caminhada “Descobrir os caminhos de Cetóbriga”.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019