O encontro reúne intervenientes do processo desportivo numa discussão multidisciplinar sobre um tema que associa o Desporto e a Medicina Desportiva.
O programa conta com especialistas na área da Medicina Desportiva, Ortopedia, Nutrição, Ciência do Desporto, Fisioterapia, Psicologia e, ainda, atletas e treinadores.
Para além do debate baseado na evidência e no estado-da-arte, haverá lugar para os vários testemunhos de algumas das grandes "senhoras do desporto" em Portugal.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do formulário disponível no website do Hospital.
A participação neste seminário atribui 1.0 de unidades de crédito no âmbito da Formação Geral para Treinadores.
Em Portugal, tal como no resto do mundo, o número de mulheres a praticar desporto federado tem vindo a crescer de forma consistente nos últimos anos e, embora esteja ainda longe de um cenário de igualdade, as mulheres representam 30% dos atletas federados, de acordo com a última atualização de dados do Instituto Português do Desporto e Juventude (2017).
A explosão da participação atlética feminina coincidiu com o reconhecimento de que as mulheres possuem características anatómicas, fisiológicas e biomecânicas únicas. Está sobejamente descrito que as mulheres têm uma maior incidência de lesões no joelho e outras lesões ligamentares, de alterações secundárias ao défice energético (anteriormente conhecido com a Tríade da Mulher Atleta), de fraturas de fadiga ou fasceítes plantares.
“É fundamental que os profissionais se mantenham vigilantes relativamente aos aspetos de saúde relacionados com as mulheres – jovens e adultas - que levam um estilo de vida ativo ou que participam em atividades desportivas. Alguns estão relacionados com a saúde da mulher que a tornam única e, sendo única, também os aspetos do seu treino, da avaliação clínica, do acompanhamento psicológico ou da reabilitação têm de ser distintos e é isso que vamos debater neste evento”, salienta a Dr.ª Marta Massada, ortopedista no Hospital de Santa Maria e membro da comissão organizadora do Seminário.
O programa pode ser consultado aqui.