Serviço de Hematologia do CHUSJ aumenta lotação e capacidade de transplante
30/04/2019 16:14:56
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Serviço de Hematologia do CHUSJ aumenta lotação e capacidade de transplante

O Serviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, aumenta a lotação e duplicou a capacidade de transplantes, após as obras para a concentração de toda a atividade clínica no mesmo espaço.

 

O Serviço de Hematologia Clínica concentra-se agora no piso 8, depois de as obras de união das duas vertentes, que estavam divididas há dez anos, terem terminado na segunda-feira, dia 29 de abril.

A obra, com uma duração de um ano, teve um custo de 2,1 milhões de euros e envolveu uma intervenção mais abrangente e estruturante para todo o internamento central-sul do hospital.

O novo serviço, com uma área de 870 metros quadrados, integra a Unidade de Transplantação com oito quartos de isolamento, uma área de tratamento de doentes leucémicos e hemato-oncológicos com 10 quartos de isolamento e 14 camas de enfermaria.

"A construção do Serviço de Hematologia integrado permitiu-nos concentrar toda a atividade clínica do internamento do Serviço constituindo uma melhoria relevante que se reflete num aumento de 30% na atual lotação da unidade, passando para 32 camas", afirma o Dr. Fernando Príncipe, diretor do Serviço de Hematologia Clínica.

O aumento do número de camas irá processar-se de forma gradual, ajustando a atividade às necessidades identificadas, adianta o responsável.

O especialista estima que com esta "melhoria infraestrutural" o Serviço consolide anualmente o seu programa de Transplantação (auto e alo) duplicando o número de alotransplantes, permitindo o desenvolvimento de quimioterapias intensivas e imunossupressoras para um maior número de doentes oncológicos, nomeadamente leucemias, linfomas Hodgkin e não-Hodgkin e mielomas múltiplos.

O CHUSJ fica "dimensionado e com características únicas" para prestar um "serviço de excelência" na área da Hemato-oncologia na região Norte.

 

 

Fonte: SNS

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019