"Maio, Mês do Coração". Campanha quer prevenir a IC e reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares
29/04/2019 17:04:45
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
"Maio, Mês do Coração". Campanha quer prevenir a IC e reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares

"Maio, Mês do Coração" é o nome da campanha que pretende alertar os portugueses para os sintomas da insuficiência cardíaca (IC), uma doença que afeta cerca de meio milhão de pessoas em Portugal. Neste sentido, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) divulgou as principais conclusões do estudo “Portugueses e a Insuficiência Cardíaca”, onde se percebeu que apenas 15% dos portugueses conseguem identificar o edema nas pernas como um dos principais sintomas da IC. Em entrevista à News Farma, o responsável pela campanha, o Dr. Luís Negrão, explicou que o principal objetivo passa por "prevenir a doença e reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares". Assista ao vídeo. 

 

De acordo com o especialista, é preciso sensibilizar a população para os sintomas da doença, mesmo que se "tenham registado menos mortes por doença cardiovascular, os portugueses continuam a ser bastante afetados, mesmo que essas não sejam a causa de morte". 

 

 

A FPC vai dedicar o mês de maio à sensibilização para a IC, uma situação clínica debilitante e potencialmente fatal em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para todo o corpo.

O mês de maio serve assim para "formentar à adoção de medidas e comportamentos", destacou o responsável, acrescentando que as iniciativas passam por vários pontos do país.

 

Vídeo


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019