Portugal e Suíça assinalam 100 anos de relações diplomáticas com evento científico
29/04/2019 15:26:21
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Portugal e Suíça assinalam 100 anos de relações diplomáticas com evento científico

A Embaixada da Suíça em Portugal vai juntar cientistas suíços e portugueses nos dias 2 e 3 de maio, na Fundação Champalimaud, em Lisboa. O encontro entre os dois país vai focar a ciência e a inovação e surge no âmbito das comemorações dos 100 anos de relações diplomáticas bilaterais. Os participantes vão evidenciar a excelência da investigação científica levada a cabo pelos dois países e o impacto dessa investigação na população.

 

No primeiro dia do evento, vão ser debatidos os aspetos institucionais e administrativos que determinam o curso da investigação em cada um dos países. Já no segundo dia, a palavra vai ser dada aos líderes de investigações marcantes, que irão falar de novas descobertas e esperanças para o futuro.

“São várias as semelhanças entre as duas comunidades de cientistas, as trocas frutuosas de ideias e resultados, bem como dos ambientes de trabalho com investigadores portugueses na Suíça e cientistas suíços em Portugal. Mas não seriam cientistas se não soubessem também aprender com as diferenças, mesmo com os obstáculos que por vezes os separam”, explica o Dr. André Regli, embaixador da Suíça em Portugal.

Entre os oradores está o Prof. Doutor Patrick Aebischer, antigo presidente da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), professor de Neurociências na EPFL e diretor do Laboratório de Doenças Neurodegenerativas da EPFL no Brain Mind Institute, EPFL.

Também marcará presença da Prof.ª Doutora Susan Gasser, diretora do Instituto Friedrich Miescher de Investigação Biomédica e professora na Universidade de Basel.

Importará ainda destacar que à margem do Congresso, será assinado um protocolo de cooperação entre o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CISP), e a University of Applied Sciences and Arts Western Switzerland (HES-SO), que permitirá a partilha de conhecimento cientifico entre as instituições e fomentará a cooperação entre países. 

Mais informação e programa completo aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019