8.º Congresso Internacional de Atividade Física e Desporto: programa científico já pode ser consultado
8.º Congresso Internacional de Atividade Física e Desporto: programa científico já pode ser consultado

O Congresso Internacional de Atividade Física e Desporto regressa para a sua 8.ª edição, no dia 24 de maio, na cidade de Beja. Conta uma vez mais com um painel de preletores nacionais e internacionais que vão abordar o “Exercício Físico e Desporto: Tendências e Novas Abordagens”.

 

O evento, organizado pela Clínica das Conchas e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), "visa sensibilizar os profissionais de saúde para as mudanças que a área do Exercício Físico e Desporto têm apresentado na última década tanto na melhoria da qualidade de vida das pessoas como nas estratégias inovadoras que têm sido implementadas na procura de melhores performances dos atletas de alto rendimento", explica a Prof. Doutora Vânia Loureiro, coordenadora do mestrado em Atividade Física e Desporto e docente no IPBeja.

“Pela sua originalidade e pertinência do tema, estamos certos da boa recetividade do programa que apresentamos nesta 8.ª edição “, acrescenta.

Na edição deste ano, serão abordados vários temas, tais como: “Avaliação e controlo do treino em modalidades desportivas coletivas – o papel do Personal Trainer“, “Treino desportivo – como formar equipas realmente interdisciplinares?“ ou “Conceitos chave para melhorar a qualidade do movimento humano“.

As jornadas contam com a participação de algumas individualidades bem conhecidas da área do Exercício Físico e Desporto, tais como o Prof. Doutor Rodrigo Ruivo, coordenador do Centro de Formação da Clínica das Conchas, a Prof. Doutora Rita Santos-Rocha, professora coordenadora da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, e o Prof. Doutor Valter Pinheiro, treinador adjunto da equipa profissional de futebol feminino do Sport Lisboa e Benfica.

O Prof. Doutor Valter Pinheiro falará numa comunicação que se intitula de “Treino de coordenação e velocidade específica em modalidades desportivas coletivas”.

Neste sentido, o especialista vai partilhar as particularidades fisiológicas, cognitivas e comportamentais dos praticantes de modalidades desportivas.

"A preparação integral dos atletas é fundamental para se conseguir exponenciar o seu rendimento desportivo", concluiu.

O programa já pode ser consultado nesta jpgligação.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019