120 mil portugueses assinaram a petição “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”
16/04/2019 12:30:31
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
120 mil portugueses assinaram a petição “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”

A petição, lançada pela Associação Nacional das Farmácias (ANF), conseguiu reunir 120 mil assinaturas para “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”, a maior petição dirigida à Assembleia da República (AR) durante a atual legislatura e que deu entrada esta terça-feira, dia 16 de abril. A petição pretende salvar da falência 25% da rede de farmácias e garantir a igualdade do direito à Saúde em qualquer ponto do território.

 

Em causa estão 680 farmácias que enfrentam processos de penhora e insolvência.

"Queremos que o Governo perceba que pretendemos um acordo profissional, para garantir acesso igual ao medicamento e a serviços farmacêuticos em qualquer ponto do território", justificou a bastonária dos farmacêuticos, a Prof.ª Doutora Ana Paula Martins.

"Uma em cada quatro farmácias está em risco de fechar", alertou o bastonário dos médicos, o Prof. Doutor Miguel Guimarães. E "são as farmácias nas regiões mais desfavorecidas, mais periféricas, em que o acesso aos cuidados de Saúde já é mais difícil", acrescentou.

A iniciativa contou com a adesão das ordens profissionais da Saúde (médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros) e de representantes do setor do medicamento como a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e a Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA). 

A Plataforma Saúde em Diálogo, que reúne associações de doentes e de consumidores, a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e o presidente do SAMS Quadros - Serviço de Assistência Médico-Social do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários também se associaram.

Da sociedade civil, destaca-se a participação das escritoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, dos atores Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho, do maestro Rui Massena, da fadista Cuca Roseta e da piloto Elisabete Jacinto. Do meio televisivo, assinaram a petição Cristina Ferreira, Fátima Lopes, Isabel Silva, João Baião, Júlia Pinheiro, Júlio Magalhães e Tânia Ribas de Oliveira.

A pdfpetição “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS” foi lançada no dia 11 de fevereiro, pela ANF à AR. 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019