Prof. Doutor Ricardo Baptista Leite eleito para a direção da Rede Parlamentar do BM e do FMI
15/04/2019 16:27:31
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Prof. Doutor Ricardo Baptista Leite eleito para a direção da Rede Parlamentar do BM e do FMI

O Prof. Doutor Ricardo Baptista Leite é o 1.º português eleito na Rede Parlamentar do Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), organização não-governamental que providencia uma plataforma para os parlamentares dos estados-membro do BM e FMI  e que visa aumentar a transparência, fomentar o diálogo e maior escrutínio das ações e programas daquelas instituições financeiras. A eleição decorreu no dia 8 de abril, na sede do Banco Mundial, em Washington D.C., nos Estados Unidos da América.

 

O board é composto por nove parlamentares, tendo sido registadas  22 candidaturas de 19 nacionalidades. A eleição para o Conselho Diretivo acontece pelo voto dos próprios deputados presentes na Assembleia Geral, sendo que este ano estavam presentes 163 parlamentares e 66 delegações nacionais.

“A Rede pretende servir de parceira e também como plataforma de responsabilização das instituições financeiras e dos Governos dos membros de parlamento que a compõem. A promoção de recomendações e consensos para melhorar a transparência, o processo e a responsabilidade de todos os atores multilaterais serão objetivos de curto prazo", pode ler-se no comunicado divulgado à comunicação social.

O Prof. Doutor Ricardo Baptista Leite é deputado à Assembleia da República, porta-voz nacional do Partido Social Democrata para a Saúde, médico e coordenador científico de Saúde Pública no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Fundador e presidente da UNITE, uma rede global de parlamentares com a missão de eliminar o VIH/SIDA, as hepatites virais e outras doenças infeciosas, criada sob os auspícios da Organização das Nações Unidas (UNAIDS).


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019