Conferência reúne especialistas para abordar “A Saúde das regiões: perspetivas para a década”
09/04/2019 16:29:42
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Conferência reúne especialistas para abordar “A Saúde das regiões: perspetivas para a década”

“A Saúde das regiões: perspetivas para a década” foi o mote da Conferência que decorreu ontem, dia 8 de abril, em Leiria, numa iniciativa da Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão de Saúde (APEG Saúde). Assimetrias no acesso aos cuidados de saúde, diferentes realidades socioeconómicas de cada região, recursos disponíveis para prestação de cuidados de saúde e diferentes níveis de procura e cuidados exigidos foram os temas em destaque no evento, que contou com o apoio da Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson.

 

“As desigualdades de acesso, inclusive, entre hospitais, e o acesso à inovação terapêutica são temas prementes. A existência de prazos muito mais dilatados que a média europeia têm impacto negativo óbvio para os doentes e para os profissionais de saúde, que não ganham experiência com as melhores terapêuticas, impactando também os ensaios clínicos que não se realizam em Portugal, o que faz com que o país vá ficando desatualizado nos standards de tratamento”, afirma a Dr.ª Filipa Mota e Costa, diretora-geral da Janssen.

A iniciativa, que contou com a presença dos presidentes e dirigentes das cinco Autoridades Regionais da Saúde do país, traçou o retrato atual e debateu o que será o futuro, tendo por base a radiografia de cada localidade.

Além disso, o Dr. António Teixeira Rodrigues, do Health Parliament Portugal, apresentou ideias para combater as assimetrias, melhorando o acesso e diminuindo as barreiras nos cuidados de saúde.Além disso, o Dr. António Teixeira Rodrigues, do Health Parliament Portugal, apresentou ideias para combater as assimetrias, melhorando o acesso e diminuindo as barreiras nos cuidados de saúde.

Reservada para o final esteve, ainda, uma mesa-redonda de reflexão alargada sobre necessidades e aspirações, na qual participaram diferentes hospitais e organismos do setor, autarcas e dirigentes políticos e várias entidades da região, entre demais convidados.

O deputado do Partido Socialista da Assembleia da República e médico, Dr. António Sales, foi ainda agraciado como sócio honorário da APEG Saúde.O deputado do Partido Socialista da Assembleia da República e médico, Dr. António Sales, foi ainda agraciado como sócio honorário da APEG Saúde.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019