NEDAI promove VI Congresso Nacional de Autoimunidade e comemora o seu 25.º aniversário

08/04/19
NEDAI promove VI Congresso Nacional de Autoimunidade e comemora o seu 25.º aniversário

O Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes (NEDAI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) comemora o seu 25.º aniversário com a realização da sua XXV Reunião Anual e VI Congresso Nacional de Autoimunidade. A iniciativa decorre entre os dias 10 e 14 de abril, no Grande Hotel de Luso, no concelho da Mealhada, em Aveiro. 

 

Durante os quatro dias de congresso, serão muitos os oradores internacionais, nomeadamente o Prof. Doutor Josef Smolen. O antigo presidente da European League Against Rheumatism (EULAR) fará a aula magistral de abertura, que terá como tema “T2T and personalized therapies in autoimmune diseases: The present and the future”.

Com um programa vasto e transversal, a reunião magna das doenças autoimunes pretende abordar os temas mais atuais destas patologias, não deixando de fora a discussão de alguns tópicos controversos. Nesse sentido, será promovida uma mesa redonda sob o tema “Controversies”, onde serão abordadas questões como “Fibromyalgia or small fiber neuropathy” e “We do need new aproaches in lupus nephritis: Strategies or targets?”. Uma outra sessão, em forma de debate, irá abordar um outro tema que divide as opiniões dos especialistas: “Corticoterapia: Fim da sua era?”.  

Para assinalar o seu 25.º aniversário, o NEDAI vai entregar diversas bolsas de estudo e prémios aos melhores estudos clínicos e trabalhos de investigação em autoimunidade, com o principal objetivo de promover um maior conhecimento na área. 

Nesta edição vão realizar-se ainda, no dia 10 de abril, quatro cursos pré-congresso sobre os princípios da utilização e monitorização da terapia biológica, imunodeficiências primárias e imunologia básica e clínica.

O programa encontra-se disponível aqui.

Partilhar

Publicações