Homenagem à Dr.ª Margarida Damasceno
26/03/2019 15:14:13
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Homenagem à Dr.ª Margarida Damasceno

Faleceu a Dr.ª Margarida Damasceno, presidente eleita da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) e especialista nessa área desde 1986 e ocupando, até à data, o cargo de diretora do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar de São João (CHSJ). A News Farma presta sentidas condolências à família e aos amigos da Dr.ª Margarida Damasceno.

 

A SPO evidencia a sua intensa atividade na área oncológica: “A Dr.ª Margarida Damasceno foi também uma mulher de causas, profundamente empenhada na melhoria dos cuidados de saúde para os doentes oncológicos. Foram inúmeros os momentos vividos de partilha e de contributos para a nossa Sociedade, para a qual sempre se mobilizou com a energia e dinamismo que lhe eram característicos”, pode ler-se na nota de pesar emitida pela entidade. 

De profícua atividade e espírito associativo, a Dr.ª Margarida Damasceno integrava os atuais corpos sociais da Sociedade Portuguesa de Senologia, como secretária da Assembleia Geral. A SPS presta também as suas condolências na sua página, sublinhando ser fundamental "recordar a Mulher e Médica de personalidade vincada e voluntáriosa, dedicada ao tratamento do doente oncológico".

O seu percurso profissional ficou essencialmente marcado pelo objetivo de dar qualidade de vida ao doente oncológico “e se nós lhes dermos o tempo de vida que for com qualidade, então já fizemos alguma coisa por eles”, referiu a Dr.ª Margarida Damasceno em entrevista por ocasião dos 20 anos do Serviço de Oncologia do CHSJ. Nesse sentido, a SPO evidencia o seu profundo humanismo que marcou “não só a Oncologia no território nacional, como todos os doentes e famílias que seguiu e todos aqueles que trabalharam ao seu lado e acompanharam o seu percurso. Uma das responsabilidades da Sociedade Portuguesa de Oncologia será dar continuidade e manter vivo o excecional legado que nos deixou”.

A Dr.ª Margarida Damasceno deixou a sua marca na Oncologia e contribuiu em muito para aumentar o espectro de visão em relação a esta especialidade. Não foi em vão que disse: “É importante que a Oncologia se mostre”.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019