"Fazer um gesso confortável e eficaz é uma arte". Disponíveis cursos nos Hospitais CUF Descobertas e Viseu
"Fazer um gesso confortável e eficaz é uma arte". Disponíveis cursos nos Hospitais CUF Descobertas e Viseu

Um dia na sala de gessos é o nome do curso teórico-prático promovido pela CUF Academic and Research Medical Center, no dia 6 de abril, no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, e no dia 18 de maio, no Hospital CUF Viseu. Com a coordenação do Prof. Doutor Jorge Mineiro, o objetivo deste curso é dar formação numa área praticamente inexistente em Portugal, dirigindo-se a internos de Ortopedia, estudantes de Medicina, enfermeiros e estudantes de Enfermagem.

 

“O nosso serviço tem pessoas com estas competências e, por isso, pretendemos dar formação a médicos internos de Ortopedia e a enfermeiros da mesma especialidade”, explica. 

Para o especialista, diretor clínico do Hospital CUF Descobertas, o tema do gesso "é fundamental se considerarmos que muitas das patologias do aparelho locomotor podem ser tratadas conservadoramente, ou seja, sem necessidade de cirurgia". "A maioria das lesões traumáticas pode ser resolvida com a utilização de aparelhos gessados adequados e confecionados por profissionais experientes", acrescenta.

O curso terá uma forte componente prática. Para o médico “ensinar a fazer um gesso que seja confortável e garanta o alinhamento da redução da fratura é, de facto, uma arte”. Esta competência é especialmente importante para médicos e enfermeiros, em particular dos serviços de Urgência, que podem receber doentes com este tipo de lesão.

Na visão do especialista, os profissionais de saúde precisam de estar atualizados quanto às mais recentes técnicas de cirurgia, bem como às técnicas eficazes do tratamento.

Mais informações sobre o curso a decorrer em Lisboa pode consultar esta ligação. Os dados sobre a formação a decorrer na unidade hospitalar em Viseu pode ser visto aqui

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019