2.º O Coração da Diabetes: relação entre diabetes e doenças cardiovasculares em destaque
20/03/2019 16:10:41
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
2.º O Coração da Diabetes: relação entre diabetes e doenças cardiovasculares em destaque

Nos próximos dias 22 e 23 de março decorre, na Fundação Engenheiro António de Almeida, na cidade do Porto, o 2.º O Coração da Diabetes. O encontro, organizado pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), vai juntar mais de 200 participantes, entre profissionais de Endocrinologia, Cardiologia, Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar, centrando o debate na diabetes e na relação desta doença crónica com as doenças cardiovasculares e outras complicações, o peso na qualidade de vida dos doentes e cuidadores e para o próprio Estado e Serviço Nacional de Saúde (SNS).

 

“Atualmente é muito clara a necessidade de gerir de forma mais agressiva o risco de doença cardiovascular nas pessoas com diabetes, visto que são as doenças cardiovasculares a causa mais comum de morte entre os adultos com diabetes”, alerta o Prof. Doutor José Luiz Medina, presidente do encontro.

“A diabetes afeta mais de um milhão de portugueses. 30% dos internamentos por acidente vascular cerebral (AVC) são em pessoas com diabetes e perto de 1/3 dos internamentos por enfarte agudo do miocárdio ocorrem em pessoas com diabetes. Não podemos ignorar esta doença nem as complicações a ela associadas”, afirma o endocrinologista.

“Apesar dos progressos já alcançados na gestão dos níveis glicémicos e no tratamento dos fatores de risco cardiovascular, a taxa de mortalidade em pessoas com diabetes tipo 1, por exemplo, ainda é elevada”, explica o Prof. Doutor José Luiz Medina, acrescentando que “por se manifestar mais cedo na vida do doente [por exemplo em criança ou adolescente] na diabetes tipo 1 as complicações vasculares começam a desenvolver-se cedo, logo no início da doença, embora se manifestem depois na idade adulta”.

Os temas a abordar no encontro têm uma relação direta com a prática clínica, procurando respostas para as importantes questões que assolam médicos e doentes na gestão da diabetes e das complicações a ela associadas.

Obesidade, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca, cirurgia bariátrica como meio de proteção vascular, síndrome metabólica na mulher e biomarcadores e outras formas de diagnóstico em doentes sem sintomas são alguns dos temas em destaque neste encontro. 

A diabetes é hoje uma das principais causas de morte, principalmente por implicar um risco significativamente aumentado de doença coronária e de AVC. Em 2014, a diabetes representou cerca de oito anos e meio de vida perdida por cada óbito por diabetes na população com menos de 70 anos.

Para mais informações pode consultar o site do encontro.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019