Prémio ANADIAL - SPN distingue investigação científica sobre insuficiência renal crónica

19/03/19
Prémio ANADIAL - SPN distingue investigação científica sobre insuficiência renal crónica

Por ocasião do Dia Mundial do Rim teve lugar, no passado dia 14 de março, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, a sessão de apresentação do prémio de investigação ANADIAL- SPN. O Dr. Aníbal Ferreira, presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), e o Dr. Jaime Tavares, presidente da Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) em entrevista à News Farma falaram dos principais objetivos para a atribuição deste prémio e das expectativas em relação ao mesmo. Assista aos vídeos.

Tendo em conta a elevada incidência e prevalência de doentes com insuficiência renal crónica (IRC) em Portugal, sobretudo nos estádios mais avançados, e a ausência de investigações clínicas e estudos epidemiológicos relevantes nesta área, a ANADIAL e a SPN instituem o PRÉMIO ANADIAL-SPN.

“Este prémio é o primeiro incentivo para se fazerem estudos epidemiológicos sobre as causas da insuficiência renal crónica em Portugal e visa, sobretudo, dar um estímulo às unidades de investigação”, refere o Dr. Aníbal Ferreira, Presidente da SPN.

As candidaturas ao prémio no valor de 10 mil euros vão decorrer no ano de 2019 e será atribuído, pela primeira vez, em 2020. “Temos um júri que vai garantir que a qualidade científica do trabalho seja bem avaliada e esperamos um número muito elevado de candidaturas”, acrescenta o Dr. Jaime Tavares, Presidente da ANADIAL.

Para mais informações acerca do prémio, consulte o regulamento aqui.

No decorrer da sessão, foram ainda apresentados os resultados da campanha “A Vitória contra a Doença Renal” levada a cabo pela ANADIAL com o apoio das Sociedades Científicas e Associações de Doentes na área da Nefrologia. Esta campanha surgiu com o intuito de aumentar a consciencialização sobre a doença renal e importância da sua prevenção.

Partilhar

Publicações