Tendo em conta a elevada incidência e prevalência de doentes com insuficiência renal crónica (IRC) em Portugal, sobretudo nos estádios mais avançados, e a ausência de investigações clínicas e estudos epidemiológicos relevantes nesta área, a ANADIAL e a SPN instituem o PRÉMIO ANADIAL-SPN.
“Este prémio é o primeiro incentivo para se fazerem estudos epidemiológicos sobre as causas da insuficiência renal crónica em Portugal e visa, sobretudo, dar um estímulo às unidades de investigação”, refere o Dr. Aníbal Ferreira, Presidente da SPN.
As candidaturas ao prémio no valor de 10 mil euros vão decorrer no ano de 2019 e será atribuído, pela primeira vez, em 2020. “Temos um júri que vai garantir que a qualidade científica do trabalho seja bem avaliada e esperamos um número muito elevado de candidaturas”, acrescenta o Dr. Jaime Tavares, Presidente da ANADIAL.
Para mais informações acerca do prémio, consulte o regulamento aqui.
No decorrer da sessão, foram ainda apresentados os resultados da campanha “A Vitória contra a Doença Renal” levada a cabo pela ANADIAL com o apoio das Sociedades Científicas e Associações de Doentes na área da Nefrologia. Esta campanha surgiu com o intuito de aumentar a consciencialização sobre a doença renal e importância da sua prevenção.