Curso inédito de hipertensão pulmonar reúne especialistas internacionais
15/03/2019 10:53:17
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Curso inédito de hipertensão pulmonar reúne especialistas internacionais

Estão ainda abertas as incrições para o 1.º Curso Pós-Graduado Update em Hipertensão Pulmonar. O curso decorre já nos próximos dias 21 e 22 de março, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e pela primeira vez juntam-se peritos nacionais de todos os centros de hipertensão pulmonar do país. Os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto referências internacionais da área. 

 

Como principal objetivo, o Curso visa promover a discussão sobre novas fronteiras no diagnóstico e terapêutica em Medicina Cardiovascular e Pulmonar, em particular no âmbito da doença vascular pulmonar e insuficiência cardíaca direita.

“Mecanismos e bases fisiopatológicas da hipertensão pulmonar”, “Fatores ambientais/extrínsecos – qual o elo de ligação com a vasculopatia pulmonar?”, “Hipertensão arterial pulmonar”, “Estratificação do risco e a sua importância na hipertensão pulmonar” e “Reabilitação cardio-respiratória e exercício físico no doente com hipertensão pulmonar” são alguns dos principais temas em destaque no programa.

O Curso é direcionado a médicos especialistas e internos de Cardiologia, Pneumologia e Reumatologia e conta com a presença de um conjunto notável de nomes consagrados da área a nível internacional: o Dr. David Jenkins, referência mundial no tratamento cirúrgico da hipertensão pulmonar tromboembólica crónica, o Prof. Doutor Gérald Simonneau, referência mundial na classificação, diagnóstico e tratamento médico da hipertensão arterial pulmonar e autor de vários artigos científicos na área, nomeadamente das mais recentes guidelines europeias de hipertensão pulmonar. O Curso conta, ainda, com a presença do Prof. Doutor Peter Dorfmuller, anátomo-patologista de referência mundial na área da doença vascular pulmonar.

O Prof. Doutor Fausto Pinto é o chair do encontro.

Acompanhe todas as novidades no site oficial, onde também podem ser feitas as inscrições.

O evento é organizado pela Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM) e conta com a coordenação científica do Departamento de Coração e Vasos do Hospital Universitário de Santa Maria, CHULN-CAML.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019