News Farma lança Jornal Médico

01/03/13

jornal medico1 180 2b625Dirigido a profissionais de saúde, especialmente a médicos e enfermeiros que trabalham nas Unidades de Saúde Familiar de todo o país, Jornal Médico é um projeto ambicioso da News Farma. De periodicidade mensal, esta publicação, que é igualmente distribuída nos Agrupamentos de Centros de Saúde, está a ser lançada neste mês de março.


Contando com o apoio do Ministério da Saúde/Administrações Regionais de Saúde e das próprias USF's e ACES's, o Jornal Médico tem um conteúdo assente fundamentalmente em artigos relacionados com diagnóstico e terapêutica.



Fernando Leal da Costa: «Este Governo pretende assegurar um médico de família para todos os que o desejarem»


Em entrevista à primeira edição de Jornal Médico, Fernando Leal da Costa, secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, dá o seu parecer sobre a reforma dos cuidados de saúde primários, que ainda está a decorrer. Afirma que o ritmo de crescimento de USF's no país não tem sido "alucinante" e que se deve "motivar os médicos para que se criem mais". A entrevista a Fernando Leal da Costa pode ser lida na íntegra AQUI.


Outros dois temas estão em destaque na edição de março de Jornal Médico. A reportagem sobre a USF Locomotiva e o Especial Diabetes.


Dirigida por Isabel Vital, a USF Locomotiva conquistou, em 2011, o quarto lugar no ranking das melhores USF's de Lisboa e Vale do Tejo, devido ao seu bom desempenho. Dois meses depois da sua passagem a modelo B, o Jornal Médico viajou até ao Entroncamento para conhecer o trabalho que ali se desenvolve.


O Especial Diabetes conta com declarações de José Luís Medina, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SDP). Rui Duarte, diabetologista da APDP e vice-presidente da SPD, Jorge Dores, endocrinologista do Centro Hospitalar do Porto e coordenador do Grupo de Estudo da Diabetes e Gravidez da SPD, Rui Cernadas, especialista em MGF.



Ouvir a opinião de especialistas


Além das muitas notícias e artigos sobre temas de saúde e reuniões científicas, Jornal Médico dá ainda a conhecer regularmente a opinião de especialistas sobre temas que consideram relevantes. Nesta edição de março os profissionais que enriquecem o conteúdo de Jornal Médico são:


- Francisco George, Diretor-geral da Saúde,
- José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos
- Luís Augusto Pisco, Vice-presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo
- Maria da Conceição Braga, Enfermeira especialista em Saúde Comunitária, USF Canelas
- Rui Cernadas, Membro do Conselho Diretivo da ARS do Norte
- José Marques Robalo, Presidente do Conselho Diretivo da ARS do Alentejo
- Isabel Espírito Santo, Enfermeira. Equipa Regional de Apoio da Reforma dos CSP
- João Sequeira Carlos, Presidente da APMGF



DGS e Jornal Médico assinam protocolo de colaboração

A Direção-Geral da Saúde assinou um protocolo de colaboração com o Jornal Médico no sentido de promover a informação e divulgação de textos de opinião especializados no âmbito da prestação de cuidados de saúde, designadamente, em matéria terapêutica, potenciando uma articulação informativa e de conhecimento de profissionais e para profissionais médicos, enfermeiros e outros prestadores de cuidados de saúde.

Dirigido a profissionais de saúde, especialmente a médicos e enfermeiros que trabalham nas Unidades de Saúde Familiar de todo o país, Jornal Médico é um projeto ambicioso da News Farma. De periodicidade mensal, esta publicação, que é igualmente distribuída nos Agrupamentos de Centros de Saúde, está a ser lançada neste mês de março.

Partilhar

Publicações