Os números apresentados correspondem a pedidos de ajuda para situações de assistência a vítimas de acidente ou doença súbita. O comunicado, que divulga o número de chamadas atendidas pelo INEM, serve também para explicar os procedimentos de atuação, desde a chamada telefónica até ao doente ser entregue no hospital.
As chamadas efetuadas para o Número Europeu de Emergência – 112 - são atendidas em primeira linha nas Centrais de Emergência pela Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana. O 112 encaminha seguidamente para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM todas as situações que digam respeito a urgências ou emergências médicas.
No comunicado do INEM, pode ainda ler-se que "para cada uma destas situações, os CODU prestam o aconselhamento necessário ou enviam os meios de emergência que sejam mais adequados para dar resposta à situação clínica da(s) vítima(s)".
O atendimento destas chamadas deu origem à ativação de 1.323.554 meios de emergência, entre os diversos tipos de ambulância (emergência médica, socorro, suporte imediato de vida, transporte inter-hospitalar pediátrico) motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros.
O tipo de meio a enviar é selecionado de acordo com a situação clínica das vítimas, a proximidade do local da ocorrência e a acessibilidade ao local da ocorrência.
Na sequência da divulgação dos números referentes ao ano de 2018, o INEM apela, mais uma vez, à colaboração de todos os cidadãos, aconselhando que em caso de acidente ou doença súbita liguem sempre para o 112 e informem, de forma simples e clara:
- A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
- O número de telefone do qual está a ligar;
- O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
- Número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
- As queixas principais e as alterações que observa.
O funcionamento dos CODU é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados – médicos, técnicos de emergência pré-hospitalar e psicólogos – com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de socorro.
O comunicado lembra, ainda, que todas as perguntas efetuadas pelos profissionais dos CODU são muito importantes para a atuação do INEM, uma vez que visam determinar qual o tipo de emergência e o meio de socorro mais adequado para dar resposta à situação. Deste modo, facultar toda a informação que seja solicitada vai permitir uma assistência médica mais rápida e eficaz.