INEM atende cerca de 159 chamadas de emergência por hora em 2018

26/02/19
INEM atende cerca de 159 chamadas de emergência por hora em 2018

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atendeu cerca de 159 chamadas de emergência por hora em 2018, num total de cerca de 1,4 milhões, mais 25 mil face ao ano anterior. Os dados foram divulgados pelo próprio INEM, no dia 21 de fevereiro.

Os números apresentados correspondem a pedidos de ajuda para situações de assistência a vítimas de acidente ou doença súbita. O comunicado, que divulga o número de chamadas atendidas pelo INEM, serve também para explicar os procedimentos de atuação, desde a chamada telefónica até ao doente ser entregue no hospital. 

As chamadas efetuadas para o Número Europeu de Emergência – 112 - são atendidas em primeira linha nas Centrais de Emergência pela Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana. O 112 encaminha seguidamente para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM todas as situações que digam respeito a urgências ou emergências médicas.

No comunicado do INEM, pode ainda ler-se que "para cada uma destas situações, os CODU prestam o aconselhamento necessário ou enviam os meios de emergência que sejam mais adequados para dar resposta à situação clínica da(s) vítima(s)".

O atendimento destas chamadas deu origem à ativação de 1.323.554 meios de emergência, entre os diversos tipos de ambulância (emergência médica, socorro, suporte imediato de vida, transporte inter-hospitalar pediátrico) motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros.

O tipo de meio a enviar é selecionado de acordo com a situação clínica das vítimas, a proximidade do local da ocorrência e a acessibilidade ao local da ocorrência. 

Na sequência da divulgação dos números referentes ao ano de 2018, o INEM apela, mais uma vez, à colaboração de todos os cidadãos, aconselhando que em caso de acidente ou doença súbita liguem sempre para o 112 e informem, de forma simples e clara:

- A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;

- O número de telefone do qual está a ligar;

- O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);

- Número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;

- As queixas principais e as alterações que observa. 

O funcionamento dos CODU é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados – médicos, técnicos de emergência pré-hospitalar e psicólogos – com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de socorro. 

O comunicado lembra, ainda, que todas as perguntas efetuadas pelos profissionais dos CODU são muito importantes para a atuação do INEM, uma vez que visam determinar qual o tipo de emergência e o meio de socorro mais adequado para dar resposta à situação. Deste modo, facultar toda a informação que seja solicitada vai permitir uma assistência médica mais rápida e eficaz.

Partilhar

Publicações