Livro “Manual de Psicofarmacologia na Prática Clínica” combate o estigma sobre as doenças mentais
07/02/2019 13:06:26
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Livro “Manual de Psicofarmacologia na Prática Clínica” combate o estigma sobre as doenças mentais

A editora LIDEL apresenta um novo livro na área da Psiquiatria. Chama-se “Manual de Psicofarmacologia na Prática Clínica” e tem a coordenação do Prof. Doutor Pedro Afonso, Prof. Doutor João Marques Teixeira, Prof. Doutor António Pacheco Palha e da Prof.ª Doutora Maria Luísa Figueira. A sessão de lançamento decorre amanhã, 8 de fevereiro, pelas 16h00, no Hotel Vila Galé Coimbra, no âmbito do Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental – II Encontro das Secções.

 

O livro surge para combater o estigma sobre as doenças mentais. “Talvez por falta de conhecimento e compreensão, há muitas pessoas a sofrerem em silêncio durante anos por não se sentirem compreendidas pela sociedade”, pode ler-se no comunicado divulgado à comunicação social.

"O tratamento farmacológico juntamente com a intervenção psiquiátrica e psicológica em doentes com patologia mental tem um papel fundamental nos cuidados de saúde permitindo dar uma qualidade de vida aceitável aos utentes".

Nesta obra, é feito um breve enquadramento sobre os aspetos históricos da psicofarmacologia e dos tratamentos somáticos em psiquiatria, seguindo-se os conceitos fundamentais de psicofarmacologia e desta ciência em evolução e revolução, com novos alvos moleculares a surgirem continuamente. Por fim, são apresentados os tratamentos/fármacos indicados para as diferentes patologias.

A obra, que se destina a estudantes e profissionais de saúde como médicos, psicólogos e enfermeiros, compreende nove capítulos fundamentais nos quais se abordam as seguintes temáticas:

-aspetos históricos de psicofarmacologia e dos tratamentos somáticos em Psiquiatria;

-conceitos fundamentais de psicofarmacologia;

-psicofarmacologia da esquizofrenia;

-psicofarmacologia na depressão;

-tratamento farmacológico da doença bipolar;

-psicofarmacologia nas perturbações de ansiedade;

-psicofarmacologia na insónia;

-psicofarmacologia na infância e na adolescência;

-psicofarmacologia nas síndromes demenciais.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019