Relação entre a doença renal e o VIH analisada este sábado
05/02/2019 15:14:47
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Relação entre a doença renal e o VIH analisada este sábado

O Centro Cultural de Cascais foi o local escolhido para a reunião dedicada à patologia renal no doente com infeção VIH, a realizar-se no próximo sábado, dia 9 de fevereiro. Esta é a segunda sessão do ciclo de reuniões temáticas “VIH e doença de órgão – O desafio a longo prazo”, a ser organizada pelo Núcleo de Estudos da Doença VIH (NEDVIH) da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI).

 

De acordo com o Dr. Telo Faria, internista e coordenador do NEDVIH, “o VIH não é apenas uma infeção viral do sistema imunológico. É uma doença sistémica e complexa, cada vez mais associada a comorbilidades, como a doença renal crónica, que acompanham o aumento da sobrevida e da idade média da população com VIH, ambas consequência da maior facilidade no controlo virológico desta infeção”.

“Projetámos uma reunião temática onde fosse possível fazer uma retrospetiva histórica da evolução da doença renal e do transplante renal associados ao VIH, apresentar uma proposta de algoritmo de avaliação da doença renal no doente com infeção VIH, e expor quatro casos clínicos que serão discutidos por internos de Medicina Interna e médicos nefrologistas”, pode ler-se no comunicado divulgado à comunicação social.

O ciclo de reuniões temáticas “VIH e doença de órgão – O desafio a longo prazo” é uma iniciativa dirigida a todos os profissionais de saúde e elementos das organizações de base comunitária, que acompanham e/ou tratam pessoas com infeção VIH.

Até novembro serão realizadas mais quatro sessões:

abril – patologia cardiovascular

junho – patologia metabólica

setembro – doença Mental e neurocognitiva

novembro – doença neoplástica

As inscrições para a reunião terminam hoje, dia 5 de fevereiro.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019