Enfermeiros do IPO Porto, Lisboa e Coimbra debatem desafios e futuro da profissão
Enfermeiros do IPO Porto, Lisboa e Coimbra debatem desafios e futuro da profissão

O fórum de discussão dos enfermeiros do IPO do Porto, de Lisboa e de Coimbra começa amanhã, dia 1 de fevereiro, e termina no dia seguinte, 2 de fevereiro. "Do passado ao futuro. Cuidar para a vida" é o tema principal da III Conferência de Enfermagem do Instituto Português de Oncologia, um projeto de colaboração entre os enfermeiros dos três IPO.

A III Conferência de Enfermagem vai ter lugar no Auditório Principal do IPO-Porto e conta com cerca de 200 participantes.

A iniciativa realiza-se também no âmbito do Dia Nacional da Luta Contra o Cancro, que se assinala a 4 de fevereiro, e pretende homenagear o doente oncológico. 

Neste encontro serão debatidos temas fulcrais e atuais do exercício da profissão de Enfermagem, como “As singularidades de um hospital que só cuida doentes oncológicos”, “Vantagens e desafios dos tratamentos oncológicos sem internamento” e “A Investigação em Enfermagem para a melhoria da prática clínica”, pode ler-se no comunicado divulgado à comunicação social.

A reflexão sobre “Como reabilitar o doente com cancro” e “A influência dos media e das fake news nas expectativas dos doentes oncológicos” são também questões que vão estar em cima da mesa.  

A comissão organizadora pretende que este encontro permita a promoção da identidade comum dos três IPO e mostrar a importância dos enfermeiros na capacitação do doente e do cuidador informal na gestão da doença oncológica desde o diagnóstico à reabilitação. 

O programa completo pode ser consultado nesta ligação.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019