GSK anuncia aquisição da biofarmacêutica Tesaro
30/01/2019 16:26:30
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
GSK anuncia aquisição da biofarmacêutica Tesaro

A Tesaro, biofarmacêutica focada em Oncologia, pertence, desde dezembro de 2018, à GlaxoSmithKline (GSK). A transação custou à GSK 5,1 milhões de dólares.

 

A transação da empresa Tesaro, sediada em Waltham, Massachusetts, nos Estados Unidos, fortalece significativamente o negócio farmacêutico da GSK, uma vez que acelera a construção da pipeline e da capacidade comercial em Oncologia. 

Um dos principais produtos desta empresa é o niraparib, um inibidor da polimerase oral de poli-ADP ribose (PARP) atualmente aprovado para o tratamento do cancro do ovário. Os inibidores de PARP têm mostrado bons resultados, no que toca aos doentes com e sem mutações BRCA.

O fármaco está já a ser utilizado em utentes adultos nos Estados Unidos e na Europa no tratamento do cancro do ovário. Os ensaios clínicos realizados até ao momento estão avaliar os resultados do medicamento em conjunto com a monoterapia.

A GSK também acredita que os inibidores de PARP ofereçam oportunidades significativas para serem usados no tratamento de outro tipos de cancro, como o do pulmão, da mama e da próstata, em conjunto com a monoterapia ou até com o próprio anticorpo anti-PD-1 da TESARO (dostarlimab). 

Além do niraparib e do dostarlimab, a Tesaro tem vários ativos de Oncologia na sua pipeline, incluindo anticorpos dirigidos contra alvos de TIM-3 e LAG-3.  

“Tanto a GSK como a Tesaro estão focadas nos doentes e num profundo desejo em desenvolver medicamentos verdadeiramente transformadores que possam melhorar e prolongar a vida dos utentes. A aquisição da Tesaro, que concluímos agora, fortalece significativamente a nossa pipeline de Oncologia e traz novas capacidades e conhecimentos científicos que vão acabar por aumentar o ritmo e a escala em que podemos ajudar pacientes com cancro”, afirma o Dr. Hal Barron, diretor científico e presidente de investigação e desenvolvimento da GSK, num comunicado divulgado à comunicação social.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019