Hospital Curry Cabral vai ter o primeiro robô cirúrgico do Serviço Nacional de Saúde
29/01/2019 15:24:32
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Hospital Curry Cabral vai ter o primeiro robô cirúrgico do Serviço Nacional de Saúde

O Hospital Curry Cabral, integrado no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), vai receber o primeiro robô cirúrgico do Serviço Nacional de Saúde (SNS). De acordo com a presidente do CHULC, Dr.ª Ana Escoval, o primeiro robô para cirurgias no SNS foi doado pela Fundação Aga Khan.

Portugal já tem vários robôs cirúrgicos em unidades privadas, mas o SNS não tinha ainda nenhum. Neste sentido, a Dr.ª Ana Escoval realça a importância deste feito, tendo em conta que “qualquer pessoa, pobre ou rica, no nosso país, que necessite ou seja mais bem tratada com uma cirurgia robótica” não o deve deixar de o ser por não ter recursos financeiros, declarou a responsável aos jornalistas, à margem da inauguração da unidade de Radiologia de Intervenção no Hospital Curry Cabral e da homenagem ao cirurgião Prof. Doutor Eduardo Barroso, que decorreu hoje, 29 de janeiro.

O primeiro robô do SNS deverá ser instalado durante o primeiro semestre do ano. De acordo com a administração do hospital, há um grupo de trabalho interno a avaliar quais as especialidades ou doenças que prioritariamente devem beneficiar do robô cirúrgico.

O equipamento, doado pela fundação Aga Khan, terá custado entre três a quatro milhões e meio de euros, segundo a administração do CHLC.

Fonte: SNS


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019