Cancro hematológico explicado aos doentes, familiares e profissionais de Saúde
Cancro hematológico explicado aos doentes, familiares e profissionais de Saúde

Leucemias, linfomas e outros tumores hematológicos são os temas a serem abordados na palestra agendada para o dia 30 de janeiro, às 13h00, no anfiteatro do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa). A sessão de esclarecimento de dúvidas dedicada aos doentes e ao público em geral vai ser apresentada pela prof.ª Doutora Maria Gomes da Silva, diretora do Serviço de Hematologia do IPO, e conta com a moderação da Dr.ª Lúcia Monteiro, diretora da Unidade de Psiquiatria.  

“Viver com Cancro: Perguntas & Respostas” é um projeto de literacia em saúde e de promoção do diálogo entre profissionais e doentes. Sendo o objetivo esclarecer dúvidas, os temas são apresentadas numa linguagem simples, objetiva e acessível e contemplam sempre um espaço para a assistência colocar questões e esclarecer dúvidas com os melhores especialistas em oncologia do país.  

As sessões informativas são organizadas pelo Núcleo de Oncologia Psicossocial do IPO Lisboa desde 2008 e surgiram como resposta às necessidades de informar os doentes, famílias, estudantes, profissionais do IPO e de outras instituições de saúde e público em geral.

No anfiteatro do IPO Lisboa já passaram dezenas de temas, apresentados por diferentes oradores (médicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, investigadores, etc.), que falaram sobre os mais diversos assuntos na área da prevenção, tratamento e reabilitação em oncologia. As palestras de 2018, por exemplo, versaram os tumores da cabeça e pescoço, da mama, da pele, do cólon e reto; os novos tratamentos em oncologia; os estilos de vida saudáveis; o apoio psicossocial no IPO Lisboa; os cuidados continuados e paliativos; entre outros assuntos que durante o debate são levantados pelo público. 

As sessões informativas decorrem sempre na última quarta-feira de cada mês, agora às 13h00, uma mudança de horário que também visa ir ao encontro dos doentes e familiares que nesse dia já estão no IPO Lisboa.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019