Hospital Lusíadas Lisboa considerado o mais tecnológico da capital
17/12/2018 15:36:37
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Hospital Lusíadas Lisboa considerado o mais tecnológico da capital

Após atingir o nível 6 de uma escala mundial que avalia a utilização de sistemas e tecnologias de informação em prol do doente, o Hospital Lusíadas Lisboa acaba de ser considerado o hospital mais tecnológico de Lisboa. Um dos projetos que mais contribuíram para esta distinção diz respeito à implementação de um registo eletrónico que permite rastrear os fármacos de forma permanente, desde a entrada na farmácia hospitalar até à sua administração ao doente.

 

Com recurso a um dispositivo móvel, com uma funcionalidade de leitura de código de barras, os profissionais de saúde sabem que o medicamento certo chega ao doente certo à hora certa e que é administrado pela via correta na dose que foi predefinida para aquele doente. A mesma tecnologia é também utilizada nas colheitas e administração de sangue, assim como para o leite materno.

Nesta avaliação, realizada por peritos internacionais, foi também tida em conta, entre outros critérios, a utilização adequada de sistemas de business intelligence na tomada de decisão clínica e operacional, com resultados na melhoria dos cuidados clínicos prestados.

A certificação de nível 6 na escala do Modelo de Adoção de Registo Médico Eletrónico (EMRAM), do HIMSS Analytics (Healthcare Information and Management Systems Society), coloca agora o Hospital Lusíadas Lisboa numa elite reduzida de hospitais com esta distinção em todo o mundo.

“Com mais esta distinção, o grupo Lusíadas Saúde reforça o seu posicionamento como o prestador de serviços de saúde com os mais elevados níveis de qualidade e segurança no nosso país. O investimento direcionado para tecnologia em prol dos outcomes clínicos para os nossos clientes tem sido intencional e muito pensado para criar valor para a população em Portugal, nas nossas diferentes Unidades, privadas e pública”, afirma o Dr. Vasco Antunes Pereira, CEO da Lusíadas Saúde.

A Lusíadas Saúde é o único grupo privado do país a ter certificações tecnológicas do HIMSS Analytics. Para além do Hospital Lusíadas Lisboa, também o Hospital Lusíadas Porto atingiu o nível 6 desta mesma escala em 2017. Já o Hospital de Cascais, gerido pelo grupo em parceria público-privada, é o único hospital português no nível máximo desta escala (nível 7), integrando uma elite de apenas três hospitais em toda a Europa.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019