Congresso Português do AVC discute temas transversais a todas as áreas de conhecimento da patologia
14/12/2018 16:33:12
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Congresso Português do AVC discute temas transversais a todas as áreas de conhecimento da patologia

Para a 13.ª edição do Congresso Português do AVC, que vai decorrer nos próximos dias 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2019, são esperados mais de 800 participantes. É considerado o grande fórum nacional da doença vascular cerebral, onde o AVC se inclui, e pretende aproximar as várias especialidades e profissionais envolvidos na abordagem do doente com AVC, estabelecendo consensos e debatendo temas atuais nesta área.

 

Do programa científico fazem parte sessões temáticas multidisciplinares, que, este ano, versam “as novas técnicas de imagem para esclarecimento de etiologia do AVC isquémico, défice cognitivo vascular, AVC hemorrágico, trombectomia, reabilitação e organização da terapêutica de reperfusão”, refere a Dr.ª Marta Carvalho, presidente da Comissão Organizadora do Congresso.

As conferências são, nesta edição, em maior número, contando com “vários preletores nacionais e internacionais de renome, entre os quais Anne Joutel, Antoni Davalos, Didier Leys, Fernando Pinto, Isabel Mangas, Luísa Fonseca, Peter Rothwell e Valeria Caso”, que irão abordar temas diversos, como “as guidelines da hipertensão arterial, diabetes como fator de risco para deterioração cognitiva, fisiopatologia da doença de pequenos vasos, prevenção do AVC isquémico na angiopatia amiloide, AVC criptogénico/ESUS, dupla antiagregação, presente e futuro da trombólise, polimedicação e prioridades em investigação clínica em AVC”.

De entre as várias conferências, a Dr.ª Marta Carvalho destaca a palestra “Action plan for stroke in Europe” que será apresentada pela Prof.ª Valeria Caso, past president da European Stroke Organisation (ESO). Em resumo, serão abordados neste Congresso “temas transversais a todas as áreas de conhecimento relacionadas com o AVC”.

A sessão de abertura terá como orador convidado o Prof. Doutor António Sousa Pereira, Magnífico Reitor da Universidade do Porto, intervindo sobre “A Universidade na formação médica pós-graduada”. Como habitualmente, neste evento existirão ainda sessões de apresentação de comunicações orais, casos clínicos e cartazes.

A presidente da Comissão Organizadora lembra também que serão atribuídos prémios para as três melhores comunicações orais, um prémio para a melhor apresentação oral em caso clínico, dois prémios para as duas melhores apresentações sob a forma de cartaz.

“A SPAVC atribuirá ainda um prémio denominado SPAVC 2019 I, com o objetivo de premiar o melhor trabalho sobre AVC destinado a técnicos de saúde, técnicos de diagnóstico e terapêutica e enfermeiros na área do AVC, no valor de 1000€, e um prémio denominado SPAVC 2019 II, destinado a premiar a melhor celebração do Dia Nacional do Doente com AVC em 2018, com um valor de 1000€”.

O Curso AVC volta a realizar-se no último dia do Congresso, 2 de fevereiro, pelas 15h00, sendo dedicado sobretudo a internos. A neurologista recorda que “em simultâneo, decorrerá a sessão de Informação à População Geral coordenada pelo Prof. Doutor Castro Lopes”, marcada para as 15h30.

 

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019