I Congresso de Enfermagem de Reabilitação do CHLN foca papel da especialidade do internamento ao ambulatório
30/11/2018 15:36:57
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
I Congresso de Enfermagem de Reabilitação do CHLN foca papel da especialidade do internamento ao ambulatório

O I Congresso de Enfermagem de Reabilitação do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) chega já no próximo mês, decorrendo durante os dias 12 e 13 de dezembro no Hotel Vip Grand, em Lisboa. Como principal objetivo, o encontro visa divulgar e discutir o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros de reabilitação em diferentes serviços, desde o internamento até ao ambulatório.

 

“Acreditamos que este Congresso contribuirá para demonstrar que a evidência científica mais atual, associada aos saberes e competências dos enfermeiros especialistas em Reabilitação, se traduz em efetivos ganhos em saúde”, refere a Enf.ª Carla Costa, presidente da comissão científica do evento. “Acreditamos que este Congresso contribuirá para demonstrar que a evidência científica mais atual, associada aos saberes e competências dos enfermeiros especialistas em Reabilitação, se traduz em efetivos ganhos em saúde”, refere a Enf.ª Carla Costa, presidente da comissão científica do evento.

“Numa época em que se multiplicam as evidências sobre a eficácia e benefício da reabilitação, seja no contexto das patologias respiratórias, cardiovasculares, neurológicas e ortopédicas, nos doentes idosos e até nos doentes oncológicos, emerge a necessidade de acompanhar estes doentes integrando programas de reabilitação específicos”, afirma, relativamente à importância da realização deste Congresso.

Para a equipa organizadora não há dúvidas quanto ao impacto que as intervenções dos enfermeiros especialistas de Reabilitação têm na qualidade de vida dos doentes e das suas famílias e dos ganhos em saúde que a integração destes profissionais nas diversas equipas permite obter. 

Posto isto, tornou-se agora pertinente a realização deste primeiro congresso, onde “abordaremos a pertinência desta especialização na formação, no planeamento, na definição de estratégias e na gestão. Discutiremos ainda a mais-valia dos enfermeiros especialistas em reabilitação na conceção dos cuidados de saúde e na construção de equipas multidisciplinares”, adianta a enfermeira.

Além de um conjunto de sessões informativas, vão ainda ser disponibilizados aos participantes dois workshops, sobre “Ventilação não invasiva” e “Inaloterapia”.  Para a organização, “ambos surgem como oportunidades formativas para o desenvolvimento de competências e treino com os diferentes dispositivos existentes no mercado em contexto hospitalar e domiciliário”.

Para mais informações, consulte o pdfprograma completo.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019