Associações expõem necessidades dos doentes com esclerose múltipla e cuidadores na Assembleia da República
29/11/2018 16:33:08
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Associações expõem necessidades dos doentes com esclerose múltipla e cuidadores na Assembleia da República

As dificuldades e as necessidades dos doentes com esclerose múltipla (EM) e cuidadores em Portugal vão estar em debate na Assembleia da República, no Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, 4 de dezembro. O evento, organizado pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) e a Todos com Esclerose Múltipla (TEM), surge no âmbito da apresentação das conclusões do projeto Estórias Múltiplas, que percorreu o país de maio a novembro de 2018.

A iniciativa, Estórias Múltiplas em Debate, tem como objetivo discutir as medidas a tomar em prol dos doentes e cuidadores, onde se inclui a reavaliação dos recursos hospitalares dedicados à EM e a melhoria das redes de apoio. Para além de doentes e cuidadores, o evento contará com a presença de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e entidades governamentais na área da saúde e segurança social.

O projeto Estórias Múltiplas foi implementado pela ANEM, SPEM e TEM, com o apoio da Novartis, através de tertúlias e de vídeos que recolheram testemunhos reais da comunidade de EM, dando voz a todos os que convivem diariamente com a doença. As tertúlias foram realizadas em Braga, Coimbra, Lisboa, no Porto e Faro, com a colaboração de centros hospitalares e profissionais de saúde. 

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019