Primeiro presidente do IPO-Porto vence Prémio Nacional de Oncologia
28/11/2018 16:29:11
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Primeiro presidente do IPO-Porto vence Prémio Nacional de Oncologia

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai entregar o Prémio Nacional de Oncologia da LPCC – Artur Santos Silva, ao médico e primeiro presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto, Dr. José Guimarães dos Santos. A entrega do galardão decorre no dia 5 de dezembro, no Dia Internacional do Voluntariado, no auditório do Núcleo Regional do Norte da LPCC , pelas 10h30.

Nesta cerimónia vão estar presentes o coordenador das doenças oncológicas do Ministério da Saúde, Dr. Nuno Miranda, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, que irá fazer uma palestra sobre o voluntariado e o patrono do prémio Artur Santos Silva. Nesta cerimónia serão ainda lidas as mensagens enviadas pelo presidente da República e pelo presidente da Assembleia da República.

O prémio atribuído ao Dr. José Guimarães dos Santos “pretende dignificar uma figura incontornável da oncologia nacional e uma carreira dedicada à luta contra o cancro em Portugal e além-fronteiras”, lê-se no comunicado da LPCC. Este reconhecimento visa igualmente enaltecer o trabalho pioneiro na área da gestão clínico-administrativa do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, permitindo que esta instituição assumisse um papel de relevo na área oncológica.

O galardoado foi um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Oncologia, da qual foi presidente e é um dos membros fundadores da Federação Mundial das Sociedades de Oncologia Cirúrgica. Foi, igualmente, um dos impulsionadores dos grupos de estudo do Cancro da Mama, Digestivo e Ginecológico e ainda presidente da European Surgical Society of Oncology.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019