Museu da Farmácia promove conversa sobre sexualidade e VIH/SIDA
23/11/2018 15:38:12
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Museu da Farmácia promove conversa sobre sexualidade e VIH/SIDA

"Sexualidade e VIH/SIDA" é o tema da próxima conversa organizada pelo Museu da Farmácia, a 29 de novembro às 19h00. A peça do museu em destaque é o cartaz de 1996 da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA. O slogan "SIDA! Contra a SIDA, Contra a Discriminação" remete para a importância de combater a doença, o medo e o preconceito, gerados pelo desconhecimento que então reinava na sociedade quanto à forma de contágio, e o ostracismo a que os doentes eram sujeitos. A campanha, inovadora à época, afirmava: "Talvez não saiba que não corre perigo sendo solidário. Talvez não seja solidário por não saber que se pode morrer de solidão. Agora… já sabe! Solidário! Porque não?".

Passados mais de 20 anos mantém-se a necessidade de combater o estigma e a discriminação e de conhecer mais e melhor as pessoas e as histórias que estiveram no centro deste combate. Este é o objetivo desta conversa, aberta a todos, que se liga ao tema do próximo Dia Mundial de Luta contra a SIDA: “Conhece o teu estado”. Só combatendo o medo, o estigma e a discriminação é possível incentivar as pessoas de fazer o teste do VIH. 

Este dia mundial, que se comemora a 1 de dezembro pelo 30.º ano consecutivo, apela a que todos se juntem ao esforço de consciencializar as pessoas para conhecerem o seu estado serológico e eliminar as barreiras ao acesso aos testes do VIH. 

Nesta conversa sobre sexualidade e VIH/SIDA participam a Prof.ª Doutora Maria João Alvarez, doutorada em Psicologia e professora universitária, que tem desenvolvido investigação em educação para a Saúde, em especial sobre prevenção do VIH/SIDA, a Dr.ª Maria José Campos, médica especialista em Medicina Interna, que tem colaborado com diversas organizações comunitárias na área da infecção pelo VIH, e Luís Mendão, presidente da direcção do GAT - Grupo de Activistas em Tratamentos. A moderação é da Dr.ª Gabriela Moita, psicóloga clínica, psicoterapeuta e sexologista. A entrada é livre.

O Ciclo de Conversas sobre Sexualidade é uma iniciativa coordenada por João Neto, director do Museu da Farmácia, e Isabel Pires, dos Serviços Educativos da Associação Nacional de Farmácias. Conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e da World Association for Sexual Health.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019