“O cancro do pâncreas em 2020 vai ser a segunda causa de morte por cancro no mundo”
19/11/2018 16:17:51
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
“O cancro do pâncreas em 2020 vai ser a segunda causa de morte por cancro no mundo”

No último dia 15 de novembro assinalou-se o Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, um dos mais mortíferos a nível global, com iniciativas de sensibilização para a problemática. Em entrevista ao My Gastrenterologia, o Dr. Hélder Mansinho afirma que, apesar de se registarem em Portugal “mais de mil casos por ano”, esta é uma patologia ainda “muito desconhecida”, pelo que é urgente “chamar a atenção dos clínicos gerais para a problemática”. De acordo com o especialista, em 2020, esta vai ser a segunda causa de morte por cancro em todo o mundo. Assista ao vídeo.

 

“O cancro do pâncreas é um cancro que tem uma mortalidade quase igual à incidência”, assegura o Dr. Hélder Mansinho, apontando o diagnóstico precoce e a investigação como falhas ainda por colmatar.

A propósito da efeméride, o Grupo de Investigação do Cancro Digestivo (GICD) planeia ações de sensibilização e de alerta para este problema, sendo que se estima que em Portugal haja cerca de 1300 novos casos de cancro do pâncreas todos os anos, o que o torna a quarta principal causa de morte por cancro, sendo o único cancro em que se regista um aumento da mortalidade. Neste sentido, o GCID junta-se à Pancreatic Cancer Europe, que desenvolve várias iniciativas na Europa para alertar a população, os profissionais de saúde e os decisores políticos para o impacto do cancro do pâncreas. Assim, amanhã, no Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, o Cristo Rei vai iluminar-se de roxo.

 

Vídeo


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019